A Prefeitura de Garanhuns divulgou, para parte da Imprensa local, novas informações sobre o Complexo Colinas, empreendimento que é fruto de uma Parceria Público Privada (PPP) entre as empresas Kroma Energia, Elétron Energy e o Governo de Pernambuco, através da COMPESA. Segundo o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), a ação prevê investimentos na ordem de mais de R$ 420 milhões de reais e a geração de cerca de 2 mil empregos, diretos e indiretos no Município.
Composto por três usinas (Colinas I, II e III) e com previsão de operação para agosto de 2026, o parque gerador de energia solar terá capacidade instalada de 130 MWp (Megawatt-pico). “O Complexo será composto por mais 200 mil módulos fotovoltaicos, distribuídos em uma área de 170 hectares, o equivalente a 238 campos de futebol”, destaca release distribuído para alguns veículos de comunicação de Garanhuns.
Nessa segunda-feira, dia 27, na sede da Prefeitura, as diretorias da Kroma Energia e da Elétron Energy estarão em Garanhuns para celebrar a parceria junto ao Município, que deve conceder incentivos fiscais, através da isenção/redução de impostos.
“Essa parceria é um exemplo de como a sinergia entre empresas e governos (estadual e municipal) pode alavancar projetos estruturantes, com benefícios diretos para a comunidade e o meio ambiente”, declarou Rodrigo Mello, CEO da Kroma Energia.
André Cavalcanti, CEO da Elétron, enfatizou que projetos desse porte só se viabilizam com o apoio dos entes governamentais e da iniciativa privada. “Estamos muito satisfeitos com esse apoio da Prefeitura de Garanhuns, que viabilizou trazermos o projeto para essa região que se transformará em renda para a cidade e retorno aos seus moradores”, declarou Cavalcanti.
O Governo do Estado, através da Compesa, ainda não divulgou qual a participação da estatal no Projeto. (@blogcarloseugenio, com informações do V&C Garanhuns; Garanhuns Notícias e Comando Policial)