O eclipse solar anular será visível em todo o Brasil neste sábado, dia 14. O “anel de fogo” vai surgir no céu durante a tarde. E quando acontece um evento astronômico como esse, é claro que a primeira reação é olhar para o céu. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados na hora de observar o eclipse e o primeiro é: nunca olhe diretamente para o Sol.
“Os óculos de sol; a chapa do raios-x não projetem os danos nocivos que esse Eclipse pode causar. Então se agente passar alguns segundos só olhando para o eclipse sem proteção, a gente pode levar a queimadura ocular e a cegueira. Estou falando segundos”, alerta a oftalmologista Fabiana Rolim.
“A única proteção que podemos ter é aquele vidrinho (lente de proteção) da máscara ou óculos de solda, usada pelo Soldador, que é um vidro a partir da classificação número 14, e que podem ser encontrados em lojas de material de construção. Mas mesmo utilizando aqueles vidros, não podemos ficar olhando por mais de cinco segundos, então tem que ser uma coisa rápida. Olha por alguns instantes e parar de olhar, porque senão pode-se levar a queimaduras oculares, com danos irreversíveis, levando a cegueira”, complementa a oftalmologista Fabiana Rolim, alertando para a necessidade de se proteger e proteger as crianças.
De acordo com o Observatório Nacional, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o eclipse solar deve iniciar por volta das 15h (horário de Brasília) e deve terminar por volta das 17h30. A faixa de anularidade passará por nove estados brasileiros: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. (@blogcarloseugenio)