BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Dicas que vão te ajudar a gastar menos no financiamento.

 

O financiamento é uma das modalidades mais utilizadas para comprar um ap em Recife ou uma casa. São raros os casos em que uma pessoa já possui o valor total de um imóvel, para pagá-lo à vista.

Geralmente, estes acontecem quando alguém já tinha uma casa ou apartamento, fez uma venda e comprou algo novo. Ou, quando há tempo para esperar e houve o investimento em consórcio imobiliário.

No entanto, se seu interesse é apostar no financiamento, também é possível economizar. Veja dicas para fazer isso e realizar o sonho da casa própria sem que ele pese em seu bolso.

Compare propostas

Cada instituição financeira trabalha com uma tabela de financiamento. Assim, você pode se sentir livre para comparar propostas. O ideal é nunca fechar negócio com a primeira opção, mas analisar várias e selecionar a que mais se encaixa no seu orçamento.

Além disso, essa comparação de propostas permite negociar com o banco. Por exemplo, se você possui uma conta corrente no banco X, mas a proposta de Y é mais atraente, pode levá-la ao seu gerente e tentar uma equiparação. Em alguns casos, pode receber uma contraproposta ainda mais barata que a do banco Y.

Observe o Custo Efetivo Total

O CET (Custo Efetivo Total) é uma taxa de juros que inclui a soma de todos os encargos envolvidos no financiamento. Ou seja, nele estão inclusas as porcentagens do seguro obrigatório e taxas de administração do empréstimo.

Em resumo, é o CET que você deve comparar nas propostas de financiamento. Os valores podem até variar, mas um CET mais baixo sempre será mais interessante. Inclusive, é válido compará-lo com outras modalidades de empréstimo.

Analise como está a Taxa Selic

A Taxa Selic é a base para as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras. Quando está alta não é uma boa época para fazer um financiamento. Os bancos preveem um cenário politico e econômico instável, por isso oferecem condições não muito interessantes e juros altíssimos. O objetivo é se proteger de um possível não-pagamento, mas, para você, pode não ser indicado financiar.

Até porque, devido a taxa de juros mais alta, o valor final pago pelo empréstimo será bem maior que o valor da casa. Por outro lado, se a Taxa Selic estiver em baixa, os bancos costumam manter as taxas de juros também mais baixa. Geralmente envolve um cenário mais positivo, principalmente na economia do país, e pode ser uma boa época para financiar e até conseguir descontos.

Pesquise sem pressa

A pesquisa será a grande aliada de quem pretende economizar com o financiamento. Assim, o indicado é não ter pressa. Conheça quais instituições financeiras trabalham com esta modalidade de empréstimo, se o banco do qual você é cliente tem algum desconto e se você se encaixa em algum programa do governo, como o Minha Casa Minha Vida, promovido pela Caixa Econômica Federal.

Depois, solicite um orçamento, com simulação do financiamento de acordo com o valor máximo que pretende gastar na compra da casa própria. Lembre-se de incluir também gastos com documentação e regularização do imóvel. Vale comparar qual o máximo que poderá emprestar com o banco, de acordo com sua renda. No caso daquele que já é cliente, pode ser que possua alguma vantagem na contratação dos financiamentos.

Opte pelo Sistema de Amortização Constante

O Sistema de Amortização Constante é interessante para quem não deseja, ao final das parcelas, ter pago o dobro do valor financiado. Consiste em arcar com prestações maiores no começo e que vão diminuindo conforme o tempo passa. Assim, o total de juros pagos é um pouco menor.

Como o saldo devedor é diminuído mais rapidamente, o banco oferece essa vantagem, de deixar as últimas parcelas com um valor mais baixo e que pesa menos no bolso. É indicado para quem está pensando em arcar com a dívida o quanto antes e tem mais possibilidade de lidar com as primeiras parcelas mais altas.

Dê uma boa entrada

Outra forma de diminuir bastante o valor do financiamento é trabalhar com a entrada. O indicado é tentar pagar, à vista, ao menos 10% do valor do imóvel. Com isso, o restante é abatido no empréstimo e pesa bem menos no seu bolso.

Para conseguir fazer isso, é válido ir juntando um bom dinheiro. No caso do financiamento pela Caixa Econômica, você pode usar seu FGTS como entrada na compra do imóvel, o que também pode ajudar a obter um valor menor de pagamento.

Pague mais parcelas no mesmo mês

Outra forma de economizar com o financiamento é tentar pagar mais de uma parcela no mesmo mês. Isso vai exigir um pouco de organização financeira, porém, o banco pode te oferecer descontos pelo adiantamento.

Além disso, ao adiantar parcelas, você consegue diminuir os juros sobre o valor restante do financiamento. Então, vale a pena se organizar para pagar um pouco a mais todos os meses, uma vez a cada três meses ou semestralmente.

Analise o seu orçamento

Cuidar com o orçamento também vai te ajudar a escolher um financiamento mais atrativo, com juros menores. Antes de começar a pesquisa com as instituições financeiras, veja como estão as contas da casa. É possível economizar mais? Há cortes que podem ser feitos?

Se a resposta for sim, vale observar se você pretende dar uma boa entrada e assumir o restante do valor financiado. Depois dessa análise, é só pesquisar e estudar as propostas dos bancos, até encontrar a mais interessante.

Não vá direto com o banco da construtora

No caso de casas e apartamentos na planta, ou dos lançamentos, você poderá ser indicado para financiar com o banco da própria construtora. Observe a proposta, mas não vá direto com eles.

Procure se informar com a instituição financeira na qual já tem conta corrente e outros bancos. Inclusive, é válido verificar se a Caixa Econômica não seria a melhor opção, caso o uso do FGTS como entrada seja aceito.

Essas são algumas dicas úteis para conseguir economizar ao financiar um imóvel. Siga todas elas ou escolha as que melhores se encaixam em seu orçamento.