Temos a possibilidade de descobrir nas áreas da cozinha vários aparelhos domésticos que facilitam a vida, tais como a batedeira, a fritadeira elétrica, a panela elétrica de pressão e a máquina de café.
A esta lista temos a possibilidade de acrescentar a máquina de pão, também conhecida como panificadora, que faz várias massas, pães, bolos e panetone. Saiba mais sobre receitas para panificadora, como converter medidas, e mais. Confira!
Para entender melhor o funcionamento de uma boa panificadora, conheça seus ciclos e o tempo dos passos dados em todos eles. Basta verificá-lo em seu manual de regras. Há possibilidades como o panificador Mondial que tem até 12 ciclos de preparação.
O segredo é imaginar que a máquina de pão é um forno com uma forma de pão integrada. Desta forma, toda receita que requer temperaturas mais baixas e um tempo de preparação mais longo é perfeita para assar em sua máquina de pão. Isto inclui sopas, risotos, carne picada, carnes marinadas…
Um forno enorme consome uma porção significativa de gás e energia para operar, mesmo que você vá assar alimentos em pequenas quantidades.
Nesse caso, você pode usar sua máquina de pão em vez do forno e economizar muito.
Um dos ciclos que as máquinas de pão costumam ter é o ciclo da geléia, que primeiro aquece um pouco os componentes e depois começa a mexer. No entanto, este período é perfeito não só para fazer comidas doces, mas também salgadas.
No final, um dos benefícios da máquina de pão é não ter muitos pratos para lavar, basta higienizar a forma, não é preciso limpar a bancada de trabalho usada para amassar a massa, as panelas, as colheres, a assadeira….
Além disso, a panificadora é eficaz ao fazer certos molhos à base de tomate, pois eles mancham continuamente as panelas de plástico, o que requer algum esforço de limpeza.
Este não é o caso ao preparar molhos à base de tomate em uma máquina de pão, porque a bandeja de cozimento pode ser limpa rapidamente.
Seja em nossas próprias cozinhas domésticas ou em uma cozinha industrial que prepara alimentos em volumes gigantescos, a conversão das medidas culinárias é uma das ferramentas mais importantes à disposição do cozinheiro.
Normalmente lidamos com receitas projetadas para produções gigantes, especialmente quando procuramos por receitas de chefs e restaurantes ilustres.
Obviamente, dificilmente temos a possibilidade de reproduzir estas receitas em sua totalidade em nossas próprias cozinhas em casa, não importa quão fácil seja a técnica.
O primeiro passo para mudar as receitas para a máquina de pão é conhecer a porção máxima de elementos que você tem a possibilidade de adicionar, pois se você colocar uma porção maior do que a função da máquina, a massa sairá da panela para o fundo da máquina.
Para descobrir esta capacidade, vá ao manual de instruções de sua máquina e veja uma receita feita para o maior tipo de pão que a máquina pode fazer.
Tente constantemente combinar a receita que você tem em mãos com a receita do manual do panificador.
Se a receita for mais enorme, tente minimizar de certa forma a proporção de componentes. Se a receita que você deseja fazer tem consideravelmente mais de 4 xícaras de farinha, você terá que reduzi-la.
A maior parte da levedura seca orgânica vendida aqui no Brasil é levedura instantânea.
Lembre-se de verificar isso continuamente na embalagem antes de iniciar a receita, pois o uso de levedura seca ou levedura imediata pode levar a mudanças nos tempos da receita.
Para fazer a receita pela primeira vez, selecione continuamente o período clássico, que fará principalmente um trabalho ideal na maioria das receitas.
Em seguida, selecione o tamanho correto do pão de acordo com a receita escolhida (e comparado com a receita no manual), selecione a cor média e pressione o botão On. Esta é uma boa maneira de fazer uma receita pela primeira vez.
Não derramar água na cavidade do forno. O mais importante é evitar molhar as engrenagens do panificador. Certifique-se de nunca derramar água ou líquidos diretamente sobre o fundo da máquina após a limpeza.
A bandeja pode conter líquidos como água e leite, mas o fundo da máquina NÃO é projetado para líquidos de qualquer tipo. Estas engrenagens operam a hélice misturadora e molhá-las pode afetar seriamente o desempenho de sua máquina de pão.
A melhor máquina de pão é aquela que satisfaz suas necessidades com uma boa relação custo-benefício.
Se você tem uma receita de pão armazenada em sua casa que nunca conseguiu fazer por causa da complexidade de fazer pão à mão, talvez seja hora de adaptá-la e fazer pão com esta receita usando o panificador.
Receita: pão francês
Ingredientes
– ⅓ copo de água
– ½ colheres de sopa de azeite de oliva
– ½ colher de chá de sal
– 2 colheres de sopa de sacarose
– 4 copos medidores de farinha
– 2 colheres de chá de levedura orgânica de ação rápida
Instruções
1; Concentrar as peças elementares: a máquina de pão, o molde, as ferramentas de medição e o misturador.
2; Retire a panela de dentro de sua máquina de pão e coloque a batedeira na panela.
3; Com a panela ainda fora do aparelho, use a colher e o copo de medição para começar a levantar os elementos.
4; Acrescentar os elementos exatamente na ordem descrita. Primeiro os líquidos, depois os rígidos e, no final, fazer um pequeno “buraco” na farinha e adicionar o fermento.
5; Colocar o molde na máquina
6; Escolha o período “Francês” pressionando o botão “Possibilidades” ou “Período” (dependendo do modelo de sua máquina). Principalmente, este período é representado pelo número 2 no lado esquerdo da tela.
7; Pressione também o botão “Tamanho” e selecione a alternativa de 900g.
8; Pressione o botão de cor e escolha entre claro, médio e escuro para a crosta de pão.
9; Feche a tampa e pressione o botão “Iniciar/Começar”. O pão começará a ser treinado.
10; Após ouvir o assobio, retire a panela por meio de uma luva ou pano de cozinha, usando o cabo da panela.
11; Usando um pano ou luvas de forno, segure a panela de cabeça para baixo e agite até que o pão se solte.
12; Se a massa grudar no pão, retire-a com uma colher de pau, garfo ou gancho.
13; Deixe o pão descansar por 15 minutos antes de fatiar.
Como acabamos de ver durante este material, a conversão das medidas culinárias pode ser um pouco intimidante no início, mas pode ser facilmente alcançada se você tiver várias regras e uma calculadora simples à mão.
Gostou do nosso post, tem alguma dúvida? Deixe nos comentários!