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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | terça-feira, 06 de outubro de 2015

Desde a
popularização dos carros com motor flex, que aceita tanto gasolina quanto
etanol, uma dúvida paira na cabeça do consumidor: com qual combustível eu vou?
O reajuste de 6% na gasolina e de 4% no diesel, anunciado pela Petrobras para
as refinarias na semana passada, provocou uma alta nos preços das bombas em
todos os postos de Garanhuns e do Agreste Meridional, trazendo de volta a
competitividade do etanol. 
A escolha depende
da matemática. O etanol apresenta um rendimento médio equivalente a 70% do
desempenho da gasolina, levando-se em conta o poder calorífico do álcool. Dessa
forma, se ao dividir o preço do etanol na bomba pelo da gasolina, um valor
abaixo de 0,7 indica mais vantagem pelo combustível derivado da cana. Valores
iguais a 0,7 ou superiores, o derivado do petróleo é o mais indicado para
economizar.
Ontem, em alguns
postos de Garanhuns, o preço da gasolina girava em torno dos R$ 3,39, enquanto
o etanol ficou cerca de R$ 2,49, (razão 0,73) o que faz com que abastecer com a primeira  se torne mais
vantajoso. 



Essa proporção de
0,7 acontece, pois a quantidade de energia gerada pela queima de etanol é de
5,380 Kilo calorias por litro (Kcal/l), que corresponde a cerca de 70% da
capacidade de queima da gasolina, que é de 8,325 Kcal/l. Essa diferença
acontece pela baixa quantidade de hidrogênio na fórmula do álcool (13,13% da
sua composição), versus uma grande quantidade de oxigênio (34,73%). Pelo mesmo
motivo, o ponto de fulgor – temperatura que possibilita a combustão – do etanol
é de 13ºC, razão pela qual o combustível não funciona bem em baixas
temperaturas.
(Com informações e arte do Jornal do Comercio)