A Prefeitura de Garanhuns lançou nessa quarta-feira, dia 31, dois editais de concursos públicos, que juntos ofertam 289 vagas para os cargos de Guarda Municipal Feminina (10); Auditor Fiscal (8); Contador (2); Procurador (5) e de Professores (265). As inscrições já estão abertas através do site da IGEDUC, organizadora do Certame: https://concursos.igeduc.org.br/. Saiba mais sobre o Concurso clicando AQUI.
Esperado desde 2015, quando o último Certame foi realizado, o Concurso organizado pela Gestão Sivaldo Albino desagradou. Com exceção daqueles que trabalham na preparação dos candidatos, a divulgação dos cargos e das vagas, frustrou, e deixou muita gente indignada. Alguns usaram as redes sociais para se expressar.
“Um município com mais de 20 Unidade de Saúde ativas, SAMU, várias coordenação que precisa de Enfermeiro na ativa e o Prefeito não abre uma vaga se quer pra saúde?! Absurdo! Mas enfim, se ele tira os contratos pra colocar gente concursada, ele perde os votos, quanta hipocrisia viu!”, analisou May Calado em postagem do jornalista Eduardo Peixoto no Instagram.
“O Prefeito guardou as vagas para a campanha dele, se quiser uma vaga não precisa estudar só babar ele no Instagram ou trabalhar para ele na campanha”, destacou Daniel Moraes, ao comentar a postagem de Peixoto. Outros comentários de desaprovação também podem ser acessados em todas as postagens que veiculam a informação sobre o Certame de Garanhuns nas Redes Sociais.
Para a vereadora Magda Alves (PP), que desde 2021, vem lutando pela realização do Concurso e acionou Ministério Público, Tribunal de Contas e a Justiça nesse período, da forma como o Certame será feito e diante da quantidade de cargos efetivos vagos na estrutura do Município, a Seleção Pública que a Prefeitura fará é uma “farsa”. “Apesar do nosso trabalho legislativo, da nossa fiscalização e das ações do Ministério Público, bem como da omissão de outros Poderes, o Prefeito fez o Concurso do jeito que quis, com as vagas e para os cargos que bem entendeu”, destacou a Parlamentar.
Clique em player para assistir o Vídeo.
“Como alertei por diversas vezes, dessa forma, esse Concurso é uma Farsa, pois segundo o Portal da Transparência a real necessidade da Prefeitura de Garanhuns é de algo em torno de 700 vagas, com a oferta de cargos de serviços gerais, merendeira; motorista; recepcionista; de cargos administrativos e de funções nas áreas de saúde e social. Um Concurso sério, para atender as necessidades da Prefeitura, para preencher os cargos efetivos vagos, precisaria oferecer vagas para os níveis Fundamental e Médio, além de tantas outras para o Nível Superior. Infelizmente, o Prefeito não levou em consideração o levantamento feito pela Comissão do Concurso, a Justiça não julgou sequer o pedido de liminar do Ministério Público e vamos seguir com a farra das contratações por indicação política e com o Prefeito exercendo o direito de escolher os funcionários, como inclusive disse publicamente na Câmara de Vereadores!”, desabafou vereadora Magda Alves.
Para relembrar os últimos acontecimentos até a divulgação dos Editais do Concurso, clique nos links abaixo:
– JUIZ INTIMA PREFEITURA PARA QUE SE PRONUNCIE SOBRE CONCURSO EM GARANHUNS
– PROMOTOR ACIONA JUSTIÇA PARA GARANTIR CONCURSO PÚBLICO EM GARANHUNS
O Governo de Garanhuns ainda não se pronunciou sobre os poucos Cargos Ofertados, nem quanto a pequena Quantidade de Vagas nos Concursos publicados. (@blogcarloseugenio)