Assim como os demais polos, com exceção do Mestre Dominguinhos que começou no dia 11, a partir dessa sexta-feira, dia 19, o Palco da Cultura Popular Ariano Suassuna, inicia suas atividades no 32º FIG.
Diante das obras de reforma na Avenida Santo Antônio e assim como no ano passado, a Cultura Popular estará presente na Praça Jardim, ao lado da Casas Bahia e trará shows e apresentações de Patrimônios Vivos de Pernambuco, como o Cavalo Marinho Boi Pintado; Caboclinho Canindé de Goiana; Mestre Galo Preto e a Banda de Pífanos Folclore Verde do Castainho.
A Programação, que conta com mais de 50 atrações e segue até o sábado, dia 27, reserva ainda apresentações de tradicionais grupos da cultura nordestina e garanhuense, a exemplo do grupo Cultural Reisado Gonzaga de Garanhuns, que mantém vivo o legado de Gonzaga de Garanhuns e o grupo Negras Ubuntu, formado por mulheres da comunidade quilombola do Castainho.
CORTEJOS – Um dos momentos mais esperados pelos admiradores do Festival de Inverno de Garanhuns são os cortejos que saem pelas ruas da Cidade.
Nesse sábado, dia 20, a Orquestra Frevo Art sairá do Parque Euclides Dourado com destino ao Palco da Cultura Popular na Praça Jardim. Logo em seguida é a vez do cortejo do Bloco das Flores. Já no domingo, dia 21, o Cortejo do Batuque Delas, projeto garanhuense formado por mulheres, desfila pelas ruas de Garanhuns. Também no domingo teremos o cortejo Maracambuco.
No dia 27 de julho, está previsto um dos momentos mais aguardados pelo público do FIG, a saída do tradicional Cortejo do Boi da Macuca, que tradicionalmente é o responsável por encerrar a programação do Palco da Cultura popular no FIG. A atração sairá do Parque Euclides Dourado às 16h, com destino à Praça Jardim, no Palco da Cultura Popular. Confira a programação completa do 32º FIG clicando AQUI. (@blogcarloseugenio, com imagens da FUNDARPE/2023)