Crianças com cinco anos de idade, independentemente de comorbidades, já podem ser vacinadas contra a COVID-19 em Garanhuns. O grupo será vacinado com o imunobiológico da Pfizer. Para tanto, os pais, mães e responsáveis devem realizar o cadastro por meio da Plataforma Vem Vacina Garanhuns (vemvacinagaranhuns.site). Após o agendamento, a vacinação acontece no Centro Pediátrico de Vacinação, que está localizado na área interna do Parque Euclides Dourado.
Mas apesar das campanhas educativas incentivando a imunização das crianças em Garanhuns, a adesão dos Pais e responsáveis no ato de vacinar as crianças pode ser considerada baixa no Município. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde, 5.700 cadastros para vacinação já foram processados na Plataforma Vem Vacina Garanhuns e 2.500 doses pediátricas foram administradas até ontem, dia 10, o que representa uma cobertura vacinal de cerca de 14% do grupo, estimado em 18 mil crianças com idades entre 5 e 11 anos. “Este público está sendo agendado gradativamente, de acordo com a ordem de inscrição e disponibilidade de doses no estoque da Secretaria Municipal de Saúde”, registrou a Secretaria de Saúde, em nota enviada ao Blog do Carlos Eugênio.
Até o último dia 3, segundo informações do Jornal do Commercio, nos primeiros 20 dias de vacinação contra a COVID-19 apenas 99.860 meninos e meninas, com idades entre 5 e 11 anos, haviam recebido a primeira dose de vacina contra a doença no Estado. Isso corresponde a apenas 8,4% da população estimada desse grupo, formado por 1.182.444 crianças. Das 557.180 doses de Pfizer pediátrica e CoronaVac recebidas por Pernambuco para o grupo etário, somente 18% dessas doses foram aplicadas. “O problema não é falta de vacinas, mas pode ser explicado por falta de estratégias para alcançar as famílias, pelas polêmicas e fake news que infelizmente se disseminaram ao longo de toda a pandemia”, registou o JC.
ESTRATÉGIA PARA AMPLIAR A COBERTURA VACINAL – Diante da necessidade de avançar com a vacinação dos pequeninos de 5 e 11 anos, em contato com o Blog, a Prefeitura registrou que segue incentivando a imunização por meio de redes sociais e outros canais oficiais da Prefeitura, mas também planeja descentralizar a estratégia de vacinação da criançada, apresentando novos locais de vacinação e não apenas o Centro, instalado no Parque Euclides Dourado.
“As pastas de Saúde e Educação iniciaram o planejamento para levar a vacina de forma itinerante até as instituições de ensino do Município, assim que for iniciado o ano letivo (previsto para o próximo mês de março); mediante termo de autorização preenchido pelo pai, mãe ou responsável da criança. Será promovida ainda a vacinação in loco para as crianças de famílias que residem na área rural”, destacou a Secretaria de Saúde, que também garantiu ter implantado estratégias de busca ativa, por meio das equipes de saúde da família, para identificar e realizar o cadastro prévio das crianças antes mesmo de iniciar a vacinação infantil contra a COVID-19 em Garanhuns. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br)