A condição conhecida popularmente como “língua presa” pode ocasionar em prejuízos na amamentação do bebê, deglutição e até na respiração. Mas uma cirurgia simples pode remover este tecido fibroso lingual dos recém-nascidos e crianças, e o procedimento está disponível gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), em Garanhuns, no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).
A cirurgia chamada de ‘frenectomia’ pode ser realizada em bebês e também crianças, além disso auxilia na melhoria da dicção e alimentação dos pacientes. “Muitos bebês podem nascer com a língua presa, que nada mais é do que o freio lingual um pouco crescido ou hipertrofiado. É importante antes de tudo realizar uma avaliação inicial, para determinar se o paciente vai ser submetido ou não ao procedimento cirúrgico”, pontua o Cirurgião Dentista do serviço, Alexandre Freitas.
Para o atendimento, os pacientes podem ser encaminhados por sua respectiva Unidade Básica de Saúde, ou também pelo Hospital Infantil Palmira Sales. Após a avaliação com o cirurgião dentista, já é marcada a data do procedimento de frenectomia no Centro de Especialidades Odontológicas. A partir do próximo dia 9, os atendimentos acontecerão nova sede do CEO, que está localizada na avenida Djalma Dutra, n° 201, bairro Heliópolis (defronte a Ortotrauma). (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)