Três dos principais Blogs que cobrem a Cena Política em Pernambuco publicaram notas nesta semana para enaltecer o protagonismo que o deputado Estadual, Cayo Albino (PSB), vem assumindo na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).
O Blog Cenário registrou que Cayo, que é filho do Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino, vem participando de Comissões importantes na ALEPE e ocupando a Vice-liderança do PSB, além de “não abrir mão de se posicionar em assuntos delicados”.
Já o jornalista Edmar Lyra destacou que Cayo tem se “ambientado bem com a Assembleia” e que respaldado do “melhor prefeito da história de Garanhuns”, que na opinião dele é Sivaldo Albino, deverá ser “um dos mais bem votados do PSB em 2026”.
Enquanto isso, o Blog Ponto de Vista destacou a força política de Cayo, justificada pelas recentes adesões de dois Prefeitos à base do Deputado: Edmilson da Bahia, de Correntes, e Henrique Góis, de Paranatama, conquistadas “em menos de um mês” de Mandato.
Depois de conquistar 32.509 votos nas eleições de 2022 e de ter ficado na quarta-suplência do PSB, Cayo assumiu o mandato na condição de suplente em janeiro passado, depois de uma sucessão de acontecimentos. Desde então apresenta uma evolução legislativa meteórica, marcada pela indicação como Vice-líder dos Socialistas na Casa; pela Vice-presidência na Comissão de Desenvolvimento Econômico; por integrar as Comissões de Assuntos Municipais e de Finanças, Orçamento e Tributação e por já ter, inclusive, presidido uma Reunião Plenária na Casa de Josquim Nabuco.
Ver essa foto no Instagram
Clique na imagem para assistir o Vídeo.
POSICIONAMENTOS – Em pronunciamentos realizados na ALEPE, o Jovem Deputado tem se posicionado sobre temas diversos, fazendo questão de sempre figurar entre os Parlamentares que usam a Tribuna. Num desses pronunciamentos, Cayo saiu em defesa do Pai e criticou a governadora Raquel Lyra por, segundo Ele, não ter cumprimentado o Prefeito de Garanhuns no evento de posse da nova diretoria da CODEAM.
Para Albino, a prática de ignorar pessoas ou políticos considerados adversários, que é bastante comum entre os Políticos, dentre eles, o próprio Sivaldo, é errada, pois no caso de Raquel, Ela deveria “lembrar seu papel institucional e dar o mesmo tratamento para aliados e opositores”. Apesar da posição, que foi amplamente reverberada por aliados dos Albinos em Garanhuns, não houve resposta do Palácio sobre o assunto. (@blogcarloseugenio, com imagens de Amaro Lima/Evane Manço/Roberta Guimarães e Roberto Soares/ALEPE)