Um aumento de cerca de 70% nos atendimentos pediátricos vem sendo registrado no Hospital Regional Dom Moura (HRDM) neste mês de maio. De acordo com a Unidade, a alta nos atendimentos vem sendo percebida desde o último mês de março e está relacionada a Síndromes Gripais.
“Neste mês de maio, considerando até o dia 24, houveram 2.460 atendimentos registrados na Pediatria, tivemos um aumento de cerca de 70% comparado a períodos fora dessa sazonalidade dos vírus respiratórios”, registrou a direção do HRDM, em entrevista ao Blog do Carlos Eugênio.
Atualmente, segundo o HRDM, cerca de 90% dos registros de internamentos são relacionados a casos de síndrome respiratória. Além dos internamentos, recentemente, dois óbitos de crianças foram registrados por agravamento no quadro respiratório dos pacientes. As mortes foram diagnosticadas por quadros pneumonia e bronquiolite, doenças consideradas de grande impacto na população pediátrica.
REFORÇO NOS ATENDIMENTOS – Para garantir os atendimentos, o Hospital reforçou a equipe Médica com o suporte de mais um médico, três dias por semana, além dos outros dois profissionais que já atendem no Setor. “Na estrutura, os leitos de COVID-19 foram redirecionados para atender a demanda. A equipe de técnicos em enfermagem e enfermeiros também foi reforçada com mais um enfermeiro, totalizando quatro; e mais quatro Técnicos de Enfermagem, totalizando oito diariamente”, salientou a Direção.
ORIENTAÇÃO – Para evitar a superlotação do serviço, o Hospital orienta que os pais e responsáveis de crianças em estado gripal, sem febre ou sem desconforto respiratório, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde). Já os quadros em que as Crianças apresentem febre, moleza e desconforto respiratório devem procurar o serviço de emergência do Hospital. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)