BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sábado, 27 de maio de 2023

 

O Cartório da 56ª Zona Eleitoral de Garanhuns foi comunicado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) nessa sexta-feira, dia 26, quanto a publicação do Acórdão tornando nulos os votos conferidos ao partido PSD e aos seus candidatos a Vereador, eleitos e suplentes, nas eleições proporcionais de 2020, em Garanhuns. A decisão veio após o TRE-PE julgar, por unanimidade, que houve fraude à cota de gênero nas últimas Eleições Municipais (relembre clicando AQUI).

 

 

Diante da notificação, o Cartório Eleitoral vai proceder a retotalização dos votos para chegar ao novo cálculo do quociente eleitoral, reajustando a distribuição das vagas na Câmara de Vereadores do Município e dando posse aos novos Parlamentares Municipais, que substituirão os vereadores Matheus Martins e de Erivan Pita (ambos do PSD), caso não consigam liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para seguir nos mandatos até o julgamento na Corte Máxima Eleitoral.

 

 

Em contato com o Cartório Eleitoral de Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio apurou que alguns procedimentos prévios precisam ser adotados até a retotalização e posse dos candidatos a vereador Bruno da Luz, do Cidadania, e Salvador da Silva, do PP (imagem abaixo), que devem ser beneficiados no Processo. “Possivelmente nessa segunda-feira, dia 29, será publicado um edital no Diário de Justiça Eletrônico, marcando para a próxima quinta-feira, dia 1º, a retotalização dos votos pela Juíza da 56ª Zona Eleitoral, Drª Zélia Maria Pereira”, registrou Valter Coutinho, que atua como chefe do Cartório Eleitoral Local.

 

 

Ainda segundo Coutinho, com os relatórios de Sistema atualizados, serão conhecidos os dois candidatos a serem empossados como Vereador de Garanhuns nas vagas abertas com a nulidade dos votos PSD, e consequente cassação dos mandatos de Matheus Martins e de Erivan Pita. “A diplomação dos novos Vereadores deve acontecer na sexta-feira, dia 2, ou na segunda, dia 5. Esse fato será comunicado à Câmara de Vereadores, que deve proceder a posse nos novos Vereadores”, complementou Valter Coutinho. Caso os prazos estimados pelo Cartório da 56ª Zona Eleitoral se confirmem, a posse dos novos Parlamentares na Câmara de Garanhuns deve ocorrer até o próximo dia 9.

 

 

THIAGO PAES, MAGDA ALVES E BRUNO DOS SANTOS – O julgamento dos processos referente aos vereadores Thiago Paes (PL), Magda Alves (PP) e Bruno dos Santos (sem partido), que tiveram pedidos de vistas, ainda não tem data para voltar a ser apreciados pelo TRE-PE. Apesar de não terem cometido nenhuma irregularidade, os três Parlamentares também estão sendo julgados por problemas relacionados a suposta prática de fraude à cota de gênero pelos partidos Democratas; PP e PSL, aos quais os Vereadores foram eleitos (relembre clicando AQUI). (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)