Vídeos que circulam nas Redes Sociais registram reclamações por parte de Cidadãos quanto a ação do Corpo de Bombeiros durante o incêndio de um Caminhão, registrado no final da tarde dessa quarta-feira, dia 3, no Polo Heliópolis, em Garanhuns.
Os questionamentos foram de que os Bombeiros demoraram a chegar e ao iniciar os trabalhos para apagar as chamas, o Auto Bomba Tanque estaria com pouca água, sendo necessária a chegada de um Caminhão-Pipa para complementar o trabalho. O incêndio, cujas causas estão sendo investigadas pela Polícia Civil, atingiu um caminhão Mercedes Benz 15-190, de placas OGE-2757, e um Fiat Cronos de placas PGX-7147. As chamas se originaram no Caminhão e se alastraram para o auto passeio. Apenas danos materiais foram registrados.
Em contato com o Capitão Bruno Assis, do 6ª Grupamento de Bombeiros, o Blog do Carlos Eugênio apurou que os Bombeiros foram acionados, segundo o Oficial, às 17h47 e chegaram ao local da ocorrência às 18h02. Ainda de acordo com o Capitão, o Auto Bomba Tanque estava atendendo uma ocorrência na comunidade do Vale do Mundaú e saiu em direção ao Polo Heliópolis de imediato, já que havia concluído a ocorrência anterior. Vale registrar que o horário do deslocamento é considerado de pico, com o trânsito carregado na Cidade.
Em relação a quantidade d´água disponível no Caminhão de Combate a Incêndio, o Capitão revelou que o reservatório não estava cheio, já que parte dos 5 mil litros ao qual tem capacidade para carregar, fora usado na ocorrência anterior, todavia, segundo Ele, o líquido disponível foi suficiente para debelar as chamas, sendo o trabalho de rescaldo finalizado após reabastecimento a partir da água do caminhão-pipa cedido pela Defesa Civil, junto à Prefeitura de Garanhuns. Ainda de acordo com Bruno Assis, o apoio com carro-pipa é utilizado em incêndios de grandes proporções, já que não há tempo hábil para deslocamento e reabastecimento.
FALTA DE ESTRUTURA – O Blog do Carlos Eugênio apurou que o 6ª Grupamento de Bombeiros, sediado em Garanhuns, possui dois Auto Bomba Tanque (um em Garanhuns e outro em Bom Conselho) para atender as ocorrências em Garanhuns e em outros 21 municípios da Região. Além disso, a Cidade possui apenas um Hidrante (terminal hidráulico em que o Auto Bomba Tanque é acoplado para encher com água o tanque). O único equipamento fica localizado nas imediações da Praça Mestre Dominguinhos.
Vale destacar que a falta de estrutura para realizar o trabalho não é novidade em Garanhuns. Em 2019, o Corpo de Bombeiros também foi duramente criticado por conta da ação durante o combate a um incêndio numa loja na rua Melo Peixoto, no Centro de Garanhuns (relembre clicando AQUI). A época sequer o Auto Bomba Tanque foi usado, já que estava quebrado. Dois meses depois, já em 2020, o Grupamento de Bombeiros recebeu uma nova viatura de Combate a Incêndio e Salvamento, bem como novos Equipamentos Operacionais (relembre clicando AQUI). (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)