Foi empossado na noite dessa terça-feira, dia 6, o 12º Bispo da Diocese de Garanhuns, Dom Agnaldo Temóteo da Silva. A cerimônia canônica aconteceu na Catedral de Santo Antônio e foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson. Autoridades Políticas do Estado de Pernambuco; todo o Clero Diocesano e Religiosos da Diocese participaram do Evento.
Após a cerimônia na Catedral e já empossado Dom Agnaldo se dirigiu até a Praça Mestre Dominguinhos onde presidiu sua primeira celebração como novo Bispo Diocesano de Garanhuns. A missa campal contou com a participação de centenas de fiéis das 37 paróquias da Diocese de Garanhuns.
“Senti muito de perto o acolhimento do povo desta terra e isso me fez ver que, de fato, esse é um povo de coração aberto e acolhedor”, disse o Bispo Dom Agnaldo Temóteo, em entrevista à TV Evangelizar.
AGNALDO TEMÓTEO DA SILVEIRA – Nascido em 28 de maio de 1977, na cidade de Bela Cruz-CE. O Bispo Eleito Agnaldo Temóteo teve a formação religiosa no seminário menor de São José, em Sobral-CE, entre os anos de 1993 e 1995, período em que também cursou o Ensino Médio.
É graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará; em Teologia pelo Instituto Teológico e Pastoral do Ceará; fez mestrado em Direito Canônico pela Universidade Gregoriana de Roma. Também possui formação em diversos cursos breves de atualização nas áreas de Teologia e de Direito Canônico feitos na Rota Romana, em Roma, na Pontifícia Universidade Católica Argentina, em Buenos Aires, e em alguns Institutos e Universidades do Brasil.
Foi ordenado diácono em 10 de julho de 2002, na catedral de Sobral e Padre em 30 de novembro de 2002, na Igreja Matriz de Bela Cruz-CE.
Após sua ordenação presbiteral, exerceu os seguintes ofícios: administrador paroquial da paróquia Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana do Acaraú-CE, de 2003 a 2008; Membro da Coordenação Diocesana de Pastoral de 2003 a 2005; Capelão do Colégio Diocesano, de 2004 a 2006; Chanceler da Cúria Diocesana de Sobral de 2006 a 2008 e de 2014 a 2019; Vigário episcopal da Região Sede de 2012 a 2014 e de 2017 a 2024; Pároco da paróquia de São Francisco, na cidade de Forquilha-CE, de 2012 a 2018.
Até sua nomeação como Bispo, estava exercendo as seguintes funções: vigário Judicial Adjunto do Tribunal Eclesiástico Regional e de Apelação do Ceará, em Fortaleza; vigário Episcopal da Região Sede; Pároco da paróquia Nossa Senhora do Patrocínio e vigário Geral da diocese de Sobral. (@blogcarloseugenio, com imagens da Pascom Diocese de Garanhuns)