Claudiana Freires e Francisco Matos representarão a Autodefensoria das Apaes de Pernambuco no triênio 2024/2026. Eles foram eleitos durante o VI Fórum Estadual de Autogestão e Autodefensoria, realizado dentro da programação do 2º Congresso das Apaes de Pernambuco vivenciado recentemente no Senac, em Caruaru.
Num processo conduzido pela procuradora jurídica das Apaes, Nathália Santos, e pelo assessor jurídico das Apaes, Gilvan Florêncio, a dupla foi eleita pelos Apaeanos dos municípios de Caruaru; Salgueiro; Serra Talhada; Mirandiba; Barra de Guabiraba; Agrestina; Recife e Cachoeirinha (Claudiana Freires) e de Garanhuns; Mirandiba; Petrolina; Agrestina; Recife; Serra Talhada; Barra de Guabiraba e Salgueiro (Francisco Matos).
A Autodefensoria é um movimento criado pelas Apaes para que os alunos tivessem espaço para propor sugestões visando à promoção de seus direitos. Eles tem a função de defender os interesses dos demais colegas da Apae em que está inserido perante a Diretoria e também são o porta-vozes de seus companheiros diante da sociedade. (@blogcarloseugenio, com informações e imagens da ApaesPE).