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BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Logo mais às 9h, aqui em Garanhuns, no
auditório da CODEAM, o secretário Estadual de Transportes, Isaltino Nascimento,
abre a primeira audiência pública do dia para discutir a contratação de empresas
que executarão as obras de Duplicação da BR 423. A segunda reunião acontece às
15h, no Millenium Sport Clube, em Lajedo. O objetivo do encontro é colher
sugestões para aprimorar o Projeto Executivo, que custou cerca de R$ 6,5
milhões e já foi concluído.
Com já foi amplamente propagado, o
trecho a ser duplicado começa no entroncamento com a BR-232, em São Caetano, e
segue até o entroncamento com a BR-424, em Garanhuns.
A duplicação tem extensão total de 80,2km e investimento estimado
de R$ 500 milhões sendo dividido em dois trechos (São Caetano a Lajedo/Lajedo a
Garanhuns). O Edital para contratação de empresas interessadas na realização
dos serviços será publicado no próximo mês de maio. As obras tem previsão de
serem iniciadas em outubro e deverão ser concluídas num prazo de 36 meses, ou
seja, em outubro de 2016.
Os serviços ainda preveem a construção de cinco viadutos, uma
ponte, travessias urbanas, sinalização e iluminação. A pista já existente será
restaurada. O projeto contempla as travessias urbanas e interseções dos
municípios de São Caetano, Cachoeirinha, Lajedo, Jupi e Garanhuns,
proporcionando maior fluxo de veículos e mais conforto e segurança na rodovia.
A obra foi anunciada em agosto de 2011,
após a presidente Dilma Rousseff (PT) autorizar o Governo do Estado a publicar
o edital de licitação para a contratação da empresa que elaborou o Projeto
Executivo. As obras serão tocadas pelo Governo do Estado e tem 90% dos seus
recursos oriundos do Governo Federal.

DILMA – A presidenta Dilma Rousseff machucou o dedão do
pé direito e cancelou a visita que faria a Pernambuco nesta segunda (18),
ocasião em que deveria anunciar o início das obras da Duplicação da BR 423. A
Agenda ficou para uma próxima oportunidade. É bom lembrar que o trecho a ser
duplicado é o mais importante acesso ao Agreste Meridional e também auxilia no
escoamento da produção da bacia leiteira do Estado.