O processo de urbanização das Cidades é um dos principais fatores que indicam que tipo de estrutura o Município vai oferecer à população. Em Garanhuns, a desatualização do Plano Diretor e a falta de planejamento urbano são considerados os grandes “vilões” que emperram o desenvolvimento da Cidade, já que geram problemas, como: falta de saneamento; crescimento descontrolado; degradação ambiental e déficit de moradias, entre outros.
Dados do Censo Demográfico, analisados pelo assessor da Associação de Empresas do Mercado Imobiliário de Pernambuco (ADEMI-PE), Sandro Guedes, indicam que o déficit habitacional em Garanhuns é superior aos 40%. “Números do Censo Demográfico mostram que em 2010 a demanda habitacional no Município era de 10.591 unidades habitacionais, representando 28,3% do total de domicílios cadastrados. Esses números revelam que, em uma década, o déficit habitacional de Garanhuns aumentou 42%, enquanto o crescimento populacional no mesmo período foi um pouco inferior a 10%”, afirma Guedes.
Diante dessa realidade, tramita na Câmara de Garanhuns um Projeto de Lei (PL) que visa autorizar a realização de novas construções, por meio da criação de um Núcleo Urbano, inserido em área rural. A medida, segundo Técnicos, é necessária, tendo em vista que o atual Plano Diretor está desatualizado desde 2018. Para ampliar as discussões sobre o tema, haverá, nessa quinta-feira, dia 1º, uma nova audiência pública para tratar do tema. O Evento acontecerá na Câmara de Garanhuns e será promovido pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação de Leis. Representantes do Poder Público; Vereadores; Engenheiros; lideranças rurais; membros da Imprensa e interessados no assunto devem participar dos debates.
“Cidades onde a atualização da legislação aconteceu, houve um melhor desempenho da economia, porque os setores imobiliários e da construção civil são um dos maiores motores econômicos. Uma legislação moderna, atrelada com as práticas de sustentabilidade e responsabilidade social, consegue atrair novos investimentos e consegue oferecer ao cidadão condições de um crescimento saudável”, avalia Sandro Guedes.
TRAMITAÇÃO DO PROJETO – Após a realização da Audiência Pública, o Projeto de Lei nº 024/2022, de autoria da Prefeitura de Garanhuns e que prevê a autorização para que uma área de 54,5 hectares, localizada no imóvel rural Alto Grande, da propriedade Papa Terra, nas imediações do Distrito de São Pedro, possa vir a se tornar um espaço urbano, deverá ser analisado em Plenário. Antes do Encontro, um grupo de oito Vereadores esteve conhecendo, nessa terça, dia 29, a área onde poderá vir a ser edificado o Conjunto Habitacional São Vicente III.
O PL 024/2022 traz como anexos um Relatório Ambiental Simplificado; a Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida pelo CREA-PE; um estudo de Impacto e Vizinhança; as comprovações e declarações do Empreendimento São Vicente III e o estudo de viabilidade técnica e econômica, entre outros documentos que vem auxiliando a análise dos Vereadores de Garanhuns. A Audiência Pública acontecerá no Plenário da Câmara de Garanhuns e tem início previsto para às 10h. O Evento será transmitido pela TV Câmara Garanhuns nas plataformas YouTube, Facebook e Instagram. Para conferir o teor do Projeto de Lei nº 024/2022 clique AQUI.
HABITAÇÕES E EMPREGOS – Segundo a Empresa Viana & Moura – que planeja executar o projeto do Conjunto Habitacional São Vicente III -, através de parcerias, Empresas do setor da construção civil têm conseguido gerar emprego e renda para a população, contribuindo também para o crescimento habitacional ordenado dos Municípios.
“Em Garanhuns, a Viana & Moura já entregou mais de 1.870 casas e a estimativa é que até o fim do ano mais 58 residências sejam concluídas na Cidade. Em relação a postos de trabalho, atualmente a Empresa possui 160 funcionários ligados à execução dos empreendimentos. Com a aprovação do Projeto de Lei, a expectativa é que sejam gerados 230 postos de trabalho diretos e 150 indiretos”, afirma Leonardo Queiroz, gerente geral de vendas e incorporação da Viana & Moura. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações e imagens da Assessoria)