Com o objetivo de promover um intercâmbio de conhecimento entre os programas de Residência Multiprofissional das áreas de Atenção Hospitalar com ênfase em Gestão do Cuidado e de Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo, o Hospital Regional Dom Moura (HRDM) realizou na última terça-feira, dia 11, um encontro para que os profissionais trocassem experiências sobre as realidades das populações atendidas pela rede pública de saúde.
A proposta do encontro, é sensibilizar os residentes sobre as abordagens durante os atendimentos de saúde, principalmente, levando em consideração as individualidades e necessidades do paciente. “As residências foram criadas para dar continuidade à formação profissional da graduação, aperfeiçoando a prática de cada residente, e como uma extensão da política do Sistema Único de Saúde, organizar cada vez mais essa atuação”, enfatiza o coordenador da Residência em Saúde da Família com ênfase em Saúde do Campo, Itamar Lages.
Desafios, expectativas e experiências estiveram constantemente na fala dos participantes, que enfatizaram a importância de enxergar a amplitude do que é a saúde e a relevância da integração de toda a rede pública para realizar uma melhor assistência à comunidade no dia a dia dos trabalhos, partindo do ponto de que a articulação entre os profissionais que fazem a saúde é primordial. “Nossa intenção é realizar novos encontros, integrando também com outras residências de outras áreas e abordagens”, destaca a coordenadora do programa com ênfase em Gestão do Cuidado, Bruna Souza.
Mais de 20 residentes, entre novatos e turmas do segundo ano, estiveram presentes. Os que atuam com as comunidades quilombolas de Garanhuns, tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do HRDM, assim como, entender o funcionamento da unidade hospitalar. Já os que atuam no hospital, tiveram a oportunidade de ouvir as principais demandas que os residentes da área rural têm com a população local. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações e imagens da ASCOM/HRDM)