BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 16 de junho de 2022

 

Enquanto o Governo de Garanhuns comemora o resgate das festividades de rua alusivas ao Santo Padroeiro do Município e classifica a Festa de Santo Antônio deste ano “como a maior de todos os tempos”, uma polêmica se instala no campo político em Garanhuns.

 

 

É que passados os treze dias da festa, marcada pelos shows religiosos do Padre João Carlos e Grupo Cantores de Deus, bem como das apresentações de Mourinha do Forró; Maciel Melo; Alcymar Monteiro; Aduílio Mendes; Karla Marques; Cristina Amaral; Cezzinha; Almir Rouche; Rogério e os Cabras; Nando Azevêdo; Petrúcio Amorim e Kátia Cilene, entre outros, Governistas trouxeram à tona a informação que o PSDB, partido que o Ex-prefeito Izaías Régis integra no Município, acionou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para barrar a realização da programação artística da Festa de Santo Antônio.

 

 

“Uma representação do Partido (PSDB), assinada pelo Advogado da Legenda, solicita explicitamente ao Promotor a suspensão dos festejos por conta da Decretação do Estado de Emergência no Município. A Prefeitura de Garanhuns apresentou defesa, através da Procuradoria Jurídica, mas até o momento o representante do Ministério Público não se pronunciou”, noticiou o jornalista Roberto Almeida em seu Blog, trazendo, inclusive a posição dos governistas de que Izaías “não tem apreço pela cultura” e faz política dentro da máxima “quanto pior melhor”.

 

 

Acionada pelo MPPE, segundo Almeida, a Prefeitura justificou que “a emergência decretada pela Gestão na Cidade é limitada a alguns trechos, como a Avenida Senador Paulo Guerra; Rua da Esperança e áreas adjacentes. Por isso, segundo a defesa do Prefeito, não havia razão para impedir a festa junina”. Ainda na defesa, a Municipalidade justifica que as atrações de maior relevância artística, portanto, mais caras, foram custeados através da EMPETUR, cabendo a Prefeitura custear as atrações do cenário artístico local, “a fim de atenuar os efeitos socioeconômicos causados pela Pandemia da COVID-19”.

 

 

Em Nota de resposta enviada ao Blog, o Ex-prefeito Izaías Régis considerou “mais do que justa a representação feita pelo Partido” do qual integra. Ele também justificou a posição do PSDB local em acionar o Ministério Público para barrar os festejos: “considero que ocorre em total atenção ao que é mais importante, o bem-estar e segurança da nossa população”, registrou Régis, complementando que o Decreto de Emergência abrange todo o Município e não apenas parte dele, e que, portanto, nessa situação, não é possível realizar eventos festivos. “Não existe isso, de parte do Município, o Decreto abrange todo o Município. E é claríssimo, de acordo com a Lei Estadual nº 16.442/2018, em seu artigo 1º e parágrafo 1º,  que Municípios em situação de emergência não podem realizar eventos festivos”, destacou Izaías, que citando valores como a legalidade, a moralidade e a humanidade, finalizou, garantindo não ser contra a cultura: “nunca fui e nunca serei. Mas, vidas sempre serão mais importantes”.

 

 

REPERCUSSÃO – Enquanto a população se mostra alheia as discussões, a denúncia do PSDB, seguida pela posição da Prefeitura e da resposta de Izaías Régis, vêm repercutindo nos meios políticos e em alguns veículos de Imprensa da Cidade. O vereador Matheus Martins (PSD), que integra a Base Governista, registrou ao Blog Garanhuns Notícias que “o Ex-prefeito faz política pequena” e tenta “prejudicar a atual Gestão, porém na verdade prejudica o Município e seus Moradores”. Alfinetando o adversário político, o Parlamentar relembrou que a ACIAGAM, entidade comandada por Izaías teve problemas na Justiça, por, segundo Ele, realizar shows superfaturados. “Algumas pessoas ligadas a Ele foram condenadas pelo Poder Judiciário”, alfinetou Matheus Martins. Izaías ainda não se posicionou sobre as colocações do Vereador.

 

 

AVALIAÇÃO – Passados os festejos e diante da repercussão política da denúncia do PSDB ao Ministério Público, a avaliação da Prefeitura é muito positiva quanto a Festa de Santo Antônio. “Foram 13 dias de muito sucesso, tanto de público quanto de atrações. A receptividade foi muito grande e a gente teve a maior Festa de Santo Antônio de todos os tempos”, avaliou a secretária de Cultura, Sandra Albino, que agradeceu ao convite da Paróquia de Santo Antônio e a parceria do Governo do Estado para realização dos festejos. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações de https://www.garanhunsnoticias.com.br/ e de http://robertoalmeidacsc.blogspot.com/ e imagens de Tiago Caetano; Thomas Ravelly e Vinucius Vilela/SECOM/PMG)  

 

 

* TERRENOS A VENDA NO LOTEAMENTO ALTO DA SERRA EM SÃO JOÃO
– Localizado em São João, com lotes a partir de 250,00m². Para mais informações ligue e agende uma visita com nossos Corretores: (87) 3764-1088 e (87) 9 9926-0223 (WhatsApp).
– Acesse também nosso site: www.manoimoveis.com.br