O deputado Estadual Diogo Moraes (PSB) prestou Solidariedade ao Presidente da ALEPE, Álvaro Porto (PSDB), que se envolveu numa polêmica após ter conversa vazada enquanto criticava o discurso realizado pela governadora Raquel Lyra (PSDB), durante a 1ª Reunião Plenária de 2024, nessa quinta-feira, dia 1º.
“Ele não tem o perfil de agressividade, tampouco de cometer qualquer ato para denegrir quem quer que seja, até mesmo seus adversários políticos”, destacou Moraes, complementando que “Álvaro é um homem íntegro. Tem o perfil de independência e não se furta a qualquer desafio (…); é um homem altivo e defende o que acredita”, defendeu o Deputado.
Clique em player para assistir ao Vídeo.
Para Diogo Moraes, a qualificação do discurso da Governadora feita por Porto, “de forma inadequada ao ambiente institucional” não pode ser usada para o condenar. “A expressão utilizada por Álvaro não irá apagar sua trajetória de um homem sério e comprometido com o povo e com o que acredita”, destacou o Parlamentar, que finalizou: “Álvaro, em nenhum momento, buscou denegrir a pessoa da governadora Raquel Lyra. Como qualquer ser humano, também está passível a erros. Que este episódio não sirva de palanque, pois conhecemos bem sua história”, registrou o deputado Diogo Moraes.
Após o episódio, cuja repercussão foi nacional, Álvaro Porto, admitiu, em Nota, “que usou uma expressão não condizente com o contexto e local ao avaliar o discurso da governadora Raquel Lyra”, porém manteve a linha crítica a Gestão Estadual, classificando o discurso de Raquel como “desconectado com a realidade vivida em Pernambuco”, sobretudo em relação à falta de resultados do Governo em questões sérias como saúde e segurança.
PRIMEIRO ENCONTRO – Como deveria ser sempre, afinal se trata dos representantes maiores dos Poderes Executivo e Legislativo do Estado, o primeiro encontro entre Raquel Lyra e Álvaro Porto após o ato do Presidente da ALEPE, foi marcado pela cordialidade e aconteceu na noite de ontem, dia 2, durante a solenidade de posse da nova Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
A Governadora teve uma atitude altiva e elegante durante a cerimônia e cumprimentou, com um aperto de mão, o deputado Álvaro Porto, e também o nomeou antes de iniciar o discurso. Ao concluir a fala, Raquel Lyra voltou a cumprimentar todos os membros da Mesa, e recebeu um beijo no rosto por parte de Álvaro Porto. (@blogcarloseugenio)