O deputado Estadual Izaías Régis (PSDB) se pronunciou neste sábado, dia 5, para esclarecer seu posicionamento político após a recente intervenção no Diretório Estadual do PSDB em Pernambuco e que resultou na desfiliação da Vice-governadora Priscila Krause e de diversos Prefeitos da Legenda. Mesmo nomeado como membro do novo Diretório, sob a presidência do deputado Álvaro Porto, Izaías afirmou que continua leal à governadora Raquel Lyra (PSD).
A nomeação de Régis para o Diretório ocorreu em meio à reformulação promovida pela direção nacional do Partido, que afastou o antigo comando e sinalizou um novo rumo político para a sigla no Estado. Álvaro Porto, que preside a ALEPE, declarou publicamente que o PSDB não integra mais a base do Governo Estadual e que, em 2026, a legenda não estará ao lado de Raquel Lyra.
Diante disso, surgiram especulações, inclusive na Imprensa, sobre um possível rompimento de Izaías com a Governadora. A saída de Régis da liderança do Governo em fevereiro passado e a eleição do Deputado Garanhuense para a 4ª Secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), que teve o aval de Álvaro Porto, também foram interpretadas como passos que antecediam o rompimento com Lyra. Contudo, por meio de nota oficial divulgada por sua assessoria, Izaías Régis negou qualquer afastamento e reafirmou sua fidelidade à Gestora Estadual.
“Lealdade sempre foi um valor presente na minha trajetória. Quem me acompanha sabe da minha longa caminhada ao lado do ex-senador Armando Monteiro, e da mesma forma tenho caminhado com a governadora Raquel Lyra desde sua pré-campanha. E assim continuarei”, declarou.
O Deputado ainda informou que está em recuperação de uma pneumonia, mas considerou necessário interromper o repouso para esclarecer seu posicionamento político. Ele destacou que, “embora permaneça no PSDB, segue na base de apoio ao Governo do Estado”.
Izaías também afirmou que, “no momento oportuno, durante a janela partidária — período em que é permitido aos Parlamentares mudarem de Partido sem perda de Mandato —, avaliará qual será o caminho político a seguir”.
DÉBORA ALMEIDA – Além de Izaías e de Álvaro Porto, o PSDB ainda tem a deputada Estadual Débora Almeida em seus quadros. Em recente entrevista à Folha de Pernambuco, Ela disse ter sido surpreendida com a decisão e destacou que mesmo integrando a Executiva Nacional do PSDB e de ter estado em Brasília na semana passada participando de um evento da Legenda, não foi informada sobre a intervenção. “O Partido deve ser o maior prejudicado diante de toda essa situação”, avaliou Almeida. (@blogcarloseugenio)