BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quinta-feira, 23 de junho de 2022

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, dia 23, o recolhimento e interdição de diversos lotes de vários fabricantes do medicamento losartana, usado para tratar pressão alta. A Agência recomendou que os pacientes que usam o remédio, mesmo que ele esteja entre os lotes afetados, devem continuar o tratamento, pois a medida é preventiva.

 

 

“Só troque de remédio quando já tiver uma nova caixa em mãos, pois parar o remédio pode trazer problemas imediatos à saúde – como derrame, ataques cardíacos e piora da insuficiência cardíaca, inclusive com risco de morte. A hipertensão e insuficiência cardíaca exigem acompanhamento constante e qualquer alteração no tratamento deve ser feita somente pelo Médico que acompanha o paciente. Deixar de tomar o medicamento pode trazer riscos para a saúde do paciente”, reforçou a Anvisa.

 

* COMO EU SEI SE A MINHA LOSARTANA ESTÁ ENTRE OS QUE DEVEM SER RECOLHIDOS DO MERCADO?

 

Você pode conferir o fabricante e o número do lote do seu medicamento nesta lista, disponibilizada pela Anvisa neste link. A lista é extensa e inclui remédios dos laboratórios: Aché, Biolab Sanus, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto e Prati, Donaduzzi & Cia.

 

* COMO FAÇO PARA TROCAR A MINHA LOSARTANA?

 

Depois de falar com o seu médico, se for trocar o medicamento, você deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório que fabrica a sua losartana para se informar sobre a troca. O contato das empresas aparece na embalagem e na bula do remédio. É dever da empresa fazer a substituição ou a troca do remédio – os lotes que foram mantidos no mercado são considerados seguros e podem ser consumidos.

 

* POR QUE A ANVISA ESTÁ RECOLHENDO OU INTERDITANDO OS LOTES?

 

A Agência detectou a impureza “azido” – uma substância que pode causar mutações – em uma concentração acima do limite de segurança aceitável nos remédios. A medida é preventiva. A presença do azido no insumo farmacêutico da losartana foi identificado no mundo em setembro de 2021. O contaminante pode aparecer durante a produção do insumo farmacêutico ativo, que é utilizado pela indústria farmacêutica para fabricar o medicamento final. (Com informações do G1. CONFIRA)

 

 

* APARTAMENTO LOCALIZADO NO BAIRRO HELIÓPOLIS
– Edifício Manoel Lacerda. Dotado de Varanda; Sala para 02 ambientes Estar/Jantar; 03 quartos, sendo 01 reversível; Cozinha; Área de Serviço; BWC Social e 01 BWC de serviço, além de Vaga de Garagem.
– Para mais informações ligue e agende uma visita com nossos Corretores: (87) 3764-10880 e (87) 9 9926-0223 (WhatsApp).
Acesse também nosso site: www.manoimoveis.com.br