BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

 

A falta de espaço nos Cemitérios Públicos de Garanhuns, problema que se arrasta ao longo dos anos e que vem gerando transtornos às famílias no momento de sepultar seus entes ou até mesmo durante visitas aos espaços, segue sem solução.

 

 

Para que se tenha ideia do problema, a última ampliação de área nos Campos Santos de Garanhuns é datada de 2007, quando o São Miguel, o maior do Município, contou com um reforço de espaço. Já se passaram 18 anos daquela ação e a falta de espaço para sepultamentos, segue sendo uma realidade em Garanhuns.  

 

 

Em dezembro de 2021, o Governo do Estado cedeu, através da Lei nº 17.602/2021, uma área de 2,85 hectares do antigo Parque de Exposições de Animais, no bairro Aloísio Pinto, para que a Prefeitura pudesse ampliar o Cemitério São Miguel e instalar um Centro Esportivo naquela localidade. O Centro Esportivo foi inaugurado há pouco mais de um ano, mas a área destinada a ampliação do Cemitério segue sem utilização.

 

Clique em player para ouvir a Entrevista do Prefeito Sivaldo Albino. 

 

Entrevistado pelo Blog do Carlos Eugênio no início de 2021, o Prefeito Sivaldo Albino (confira acima) anunciou que após a cessão do terreno pelo Estado, a Prefeitura construiria cerca de 3.000 gavetas no Cemitério São Miguel, projeto que até hoje não se tornou realidade. Albino também revelou a pretensão de ampliar o Cemitério São Cristóvão (na Liberdade), assim como os Campos Santos dos Distritos de São Pedro, de Iratama e de Miracica, mas não conseguimos informações se essas ações foram concretizadas.

 

 

MINISTÉRIO PÚBLICO – Em setembro de 2022, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) instaurou o Procedimento Administrativo nº 02090.000.749/2022 para “acompanhar possíveis prejuízos aos estudantes da Escola Técnica (ETE) Ariano Suassuna”, geradas a partir da ampliação do São Miguel. Vale registrar que quando a ETE foi construída em 2018, o Cemitério São Miguel já existia.

 

 

Ao passo em que o Procedimento completa dois anos e quatro meses, tendo a última movimentação em agosto de 2024, a Prefeitura de Garanhuns informou ao MPPE que o projeto de ampliação do Cemitério São Miguel “continua em fase de análise inicial, uma vez que o Poder Público ainda busca recursos para promover a ampliação”. Ainda segundo o MPPE, a Secretaria de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos informou que “o Município está tomando as medidas necessárias para respeitar as normas ambientais”.

 

 

“O MPPE requisitou, agora em janeiro, informações mais atualizadas e aguarda resposta da Prefeitura”, complementou o Ministério Público, que é representado no Procedimento pelo Promotor Domingos Sávio, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania.

 

 

PREFEITO SILENCIA – O Blog do Carlos Eugênio buscou manter contato com o Prefeito  Sivaldo Albino para que pudesse se posicionar sobre o assunto, mas não obtivemos resposta. Seguimos à disposição do Governo de Garanhuns para publicar a versão atualizada sobre o assunto. (@blogcarloseugenio)