Um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) vai colaborar com a ressocialização das pessoas privadas de liberdade no Centro de Ressocialização do Agreste, em Canhotinho. A Unidade Prisional funciona sob o regime semiaberto com atividades agrícolas.
Atualmente em fase de implantação, o acordo prevê que alunos dos cursos de Zootecnia e Agronomia da Universidade desenvolvam projetos acadêmicos nas áreas de agropecuária e agrícola com o objetivo de contribuir para a redução da reincidência criminal e a oferta de oportunidades de qualificação profissional que fortaleçam o senso de autonomia e dignidade das pessoas privadas de liberdade.
A parceria, com duração de 60 meses, foi formalizada por meio de publicação no Diário Oficial da União, em 31 de outubro de 2024. A previsão é de que 120 pessoas privadas de liberdade sejam beneficiadas a cada semestre.
Os reeducandos terão a oportunidade de se capacitarem em atividades teóricas e práticas tendo como monitores os profissionais da UFAPE e utilizando a área física e os recursos de campo que já existem na Unidade Prisional. O projeto abrange áreas como avicultura, bovinocultura, ovinocultura e piscicultura comercial e ornamental.
“Ao longo do programa desenvolveremos projetos na área das ciências agropecuárias e agrícolas para que esses detentos possam, após o período de ressocialização, ter uma vida mais digna social e economicamente”, avaliou o coordenador do projeto de extensão da UFAPE, o professor Danilo Cavalcante. (@blogcarloseugenio, com imagens de Alexandre Felipe/SEAP)