O público do Festival de Inverno de Garanhuns levou dois sustos nesses domingo e segunda-feira, dias 23 e 24. Um no Circo montado no Parque Euclides Dourado e outro nos Camarotes instalados na Praça Mestre Dominguinhos.
O primeiro foi registrado na última apresentação da tarde na lona do Circo, quando a acrobata Luana Velasques, do Gran Circo Puma, fazia seu número suspensa em um trapézio, quando passou mal e caiu do equipamento. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o momento em que a artista circense desaba da estrutura e cai em um colchão no solo. Desacordada, Ela é socorrida por uma pessoa da equipe (clique em player no vídeo acima).
Por meio de um comunicado enviado à imprensa, a Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), que organiza o FIG, informou que a Artista teve um mal súbito. “Ela estava nervosa, tensa e acabou se sentindo indisposta enquanto fazia seu número num trapézio”, apontou. “Ao cair do aparelho, Ela foi socorrida pelos seus familiares num primeiro momento e ao sair do picadeiro e ir para o camarim, recebeu o atendimento dos bombeiros civis, que ficam de plantão na Lona de Circo Índia Morena, em tempo integral. Cerca de 40 minutos após o incidente, por vontade própria, Luana voltou ao picadeiro para apresentar o número que ela não tinha conseguido fazer anteriormente, por estar se sentindo bem e por respeito ao público presente que lotava o circo”, complementou a Nota.
CAMAROTES BALANÇAM – Já na noite do domingo, dia 23, durante a apresentação da cantora Simone Mendes, o maior público já registrado neste FIG, a estrutura dos camarotes montados na Praça Mestre Dominguinhos balançou e gerou um princípio de pânico entre os presentes. Muitas pessoas desceram da estrutura rapidamente temendo pela segurança.
Em vídeo postado pelo jornalista Eduardo Peixoto nas redes sociais é possível observar relatos de Cidadãos ressaltando a sensação de insegurança e deixando a estrutura. O vídeo postado pelo profissional que atua na Rádio Jornal Garanhuns também traz a posição de membros da Defesa Civil Municipal e da empresa Talentos Promecc Produção de Eventos EIRELI, responsável pela montagem dos Camarotes, garantindo a segurança da estrutura (clique em player no vídeo acima).
Vale destacar que a Talentos Promecc Produção de Eventos EIRELI, empresa contratada pela Prefeitura de Garanhuns após vencer o Chamamento Público nº 006/2023 e receber a permissão de uso do espaço público para montagem, manutenção e exploração da venda dos camarotes durante o 31º FIG, vem montando estruturas semelhantes no São João de Caruaru há alguns anos.
NÃO HOUVE INTERDIÇÃO – Em contato com a Defesa Civil Municipal, o Blog do Carlos Eugênio confirmou que não houve a interdição dos Camarotes na noite da última segunda-feira, dia 21. “Não houve interdição por parte nossa e também não haverá, até porque não temos propriedade técnica para opinar sobre uma estrutura dessa”, destacou o engenheiro civil Thiago Amorim, que coordena a Defesa Civil em Garanhuns.
“A Defesa Civil não tem Profissional com especialidade na área de Engenharia Mecânica, então não temos como opinar tecnicamente se há um risco ou não, porque a gente desconhece com propriedade a montagem de uma estrutura desse porte”, complementou o Engenheiro Civil.
Indagado pelo Blog, o Profissional certificou que os Engenheiros responsáveis pela estrutura, por parte da Empresa contratada pela Prefeitura de Garanhuns para montagem dos camarotes possuem essa especialidade (Engenharia Mecânica); estão atuando no Evento e emitiram as devidas Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), da montagem e desmontagem da estrutura; bem como da execução do projeto de Combate a Incêndio. “A Defesa Civil está com todos esses documentos”, garantiu Thiago Amorim.
O Blog do Carlos Eugênio manteve contato com a Prefeitura de Garanhuns, responsável pela contratação da Empresa, para que pudesse se posicionar sobre o assunto e informar se o Governo Municipal possui um Profissional da área de Engenharia Mecânica em seus quadros, que poderia acompanhar a montagem; o comportamento da estrutura durante o Evento, e a desmontagem, mas não obtivemos sucesso. Seguimos à disposição da Prefeitura de Garanhuns e dos Órgãos e Empresas citados direta ou indiretamente para publicar as suas versões sobre o ocorrido. (@blogcarloseugenio, com informações de @folhape e @eduardo.peixoto)