Durante visita a Arcoverde no último sábado, dia 17, quando prestigiou as festividades juninas daquele Município, a governadora Raquel Lyra (PSDB) fez menção ao Festival de Inverno, porém não o tratando como “de Garanhuns”, mas de “Pernambuco” e reacendeu uma polêmica gerada dias atrás após declaração do deputado Estadual Abimael Santos (relembre clicando AQUI).
“Terminando o ciclo junino nós vamos entrar no Festival de Inverno de Pernambuco, abrindo com Garanhuns, mas incentivando também Taquaritinga do Norte, Serra Negra, Triunfo, tudo para manter viva a nossa cultura e a manutenção dos artistas”, disse a Governadora durante a festividade, cuja fala foi repercutida em vários portais de Notícias do Estado, dentre eles a Folha de Pernambuco e a Rádio CBN.
A declaração de Raquel e a falta de informações oficiais sobre o evento, dentre elas o período de realização do FIG e a divulgação da grade artística, reacenderam a polêmica e de certa forma enfraquecem a Nota divulgada pela secretaria Estadual de Turismo e Lazer e pela Pasta de Cultura, garantindo que “o 31º Festival de Inverno de Garanhuns será realizado normalmente”.
Em meio ao “silêncio” do Governo, nesta segunda-feira, dia 19, a jornalista; ex-secretária e ex-deputada estadual Terezinha Nunes, divulgou no Blog que assina (Blog Dellas), a informação que o Festival de Inverno será estendido para outros Municípios, dentre eles: Taquaritinga do Norte, Triunfo e Gravatá, a exemplo do que aconteceu na Gestão Jarbas Vasconcelos, quando o Circuito do Frio era composto por eventos em vários Municípios de clima frio. Relembre a logomarca do Evento na imagem abaixo.
“O de Garanhuns não só permanece com a dimensão que tem, como a ideia é mantê-lo como FIG (Festival de Inverno de Garanhuns). O propósito do Governo é integrar no Festival de Inverno de Pernambuco, além do FIG, o Festival do Café de Taquaritinga e o Festival do Estudante de Triunfo. Outras cidades podem ser incluídas como Gravatá com seu Festival de Gastronomia”, publicou Terezinha, ressaltando que logo depois das festas juninas, o Festival de Inverno de Garanhuns vai ser divulgado “não só em Pernambuco como em grandes centros como São Paulo, o maior emissor de turistas para Pernambuco”. Terezinha Nunes garantiu ter apurado as informações junto a “um assessor da Governadora”. (@blogcarloseugenio, com informações da Folha de Pernambuco e do Blog Dellas)