ATUALIZADA ÀS 8H, DE 12/06/2023 – Diante da possibilidade de queda de um prédio, a Defesa Civil Municipal em conjunto com o Corpo de Bombeiros, interditou trechos da rua Dom José e da avenida Orlando Wanderley, no centro de Garanhuns. A interdição aconteceu na tarde desse domingo, dia 11, após os Órgãos serem acionados por um Comerciante.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o prédio onde recentemente foi instalada a Gamotos Distribuidora e onde seria instalada uma Academia de Musculação (vizinho ao Studio C), na rua Dom José, apresentou problemas em suas colunas de sustentação e para evitar mortes, todos os prédios comerciais e residenciais, localizados ao lado do imóvel foram interditados preventivamente.
O trânsito no local também foi interditado. A expectativa era que técnicos da Neoenergia (Celpe) fizessem o desligamento da rede elétrica. Moradores da área foram orientados a retirar seus pertences e os estabelecimentos comerciais não devem funcionar nessa segunda-feira, dia 12.
Informações dão conta que algumas construções localizadas ao lado do prédio comprometido, a exemplo do imóvel onde está instalada a empresa Sandro Refeições, já apresentam rachaduras e infiltrações.
DEFESA CIVIL – A Defesa Civil de Garanhuns registrou ter sido alertada que a estrutura pré-moldada do prédio apresentava trincas e rachaduras no piso e em paredes, colunas e vigas. Segundo o engenheiro Thiago Amorim, que coordena a Defesa Civil Municipal, após avaliação visual, foram constatados os problemas estruturais e um recalque de solo, destacando, segundo Ele, o risco eminente de desabamento. “Por garantia, nos interditamos a área em um raio de risco. Por garantia e prevenção nós interditamos os prédios comerciais e residenciais”, ressaltou Amorim.
Ainda segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, nessa segunda-feira, dia 12, o proprietário da Edificação será notificado pela Prefeitura para que tome as medidas cabíveis, que, de acordo com Thiago Amorim, podem ser relacionadas “ao escoramento da edificação; reforço estrutural ou até mesmo a demolição, o que for cabível e recomendado pelos engenheiros deles”. Agentes da AMSTT realizam o controle do tráfego na área. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações e imagens de Eduardo Peixoto/Rádio Jornal)