ATUALIZADA AS 7H, DE 17/05/2023 – Diante da anulação dos votos do PSD e consequente cassação dos mandatos dos vereadores Matheus Martins e Erivan Pita, ambos do PSD (relembre clicando AQUI), e da possibilidade de que os votos do Democratas, PP e PSL, dos vereadores Thiago Paes (atualmente no PL); Magda Alves (PP) e Bruno dos Santos (sem partido) também possam vir a ser anulados (relembre clicando AQUI), surge em Garanhuns o debate sobre quais os suplentes de Vereador que poderiam assumir as vagas em aberto.
Na decisão referente a Martins e Pita, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) declarou nulos todos os votos conferidos ao PSD nas eleições proporcionais de 2020 e determinou ao Cartório Eleitoral da 56ª Zona Eleitoral “que proceda à retotalização dos votos, com novo cálculo do quociente eleitoral, a fim de se reajustar a distribuição das vagas na Câmara de Vereadores (…), considerando os votos válidos remanescentes, excluídos os que foram declarados nulos em razão da fraude à cota de gênero”.
Diante da sentença do TRE-PE, o atual panorama é de que os votos conquistados pelos candidatos a Vereador do PSD serão excluídos e com isso, os suplentes Bruno da Luz (Cidadania) e Salvador (PP) assumirão as vagas abertas com as saídas de Matheus e de Erivan, caso os atuais Vereadores não consigam liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que lhes garanta se manter no mandato até o julgamento do recurso junto a instância máxima da Justiça Eleitoral Brasileira.
PROJEÇÕES – Caso os votos dos Partidos aos quais Thiago Paes; Magda Alves e Bruno dos Santos foram eleitos, sejam anuados pelo TRE-PE, e os Vereadores não consigam liminar junto ao TSE para se manter nos cargos até o julgamento do mérito na Suprema Corte Eleitoral, uma nova retotalização dos votos será realizada, abrindo, possivelmente as vagas para que os suplentes Marinho da Estiva e Luiz Leite (PTB); Nai de Siqueira (PSB) e Bruno da Luz e Itamar Construções (Cidadania) assumam as possíveis vagas em aberto. Nessa hipótese, como os votos do PP seriam anulados, o candidato Salvador não entraria.
Vale destacar que são hipóteses, possibilidades não possuem características oficiais, figurando, portanto, no campo especulativo. Vale destacar que as vagas são dos Partidos e caso algum dos candidatos tenham mudado de Legenda, pode incorrer em Infidelidade Partidária. (@blogdocarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)