A cidadã Adriana Pereira da Silva manteve contato com o Blog do Carlos Eugênio para relatar, segundo Ela, a falta do Médico Pediatra na manhã dessa segunda-feira, dia 10, no Hospital Regional Dom Moura (HRDM). Ela, que buscava atendimento para a filha de 7 anos de idade, também relatou ter encontrado dificuldades para realizar o teste para detecção da COVID-19 naquela Unidade Hospitalar.
Para apurar a informação, o Blog manteve contato com a assessoria do HRDM, que registrou, em Nota assinada pela Direção, que o atraso do Médico no atendimento pediátrico pela manhã deu-se em virtude de “uma eventualidade pessoal e, por esse motivo, atrasou atendimentos do turno da manhã”. Ainda segundo a Direção do Dom Moura, “os atendimentos tiveram prosseguimento, normalmente, logo no início da tarde”.
Já em relação a testagem para detecção da COVID-19, a direção do Dom Moura esclareceu que “os testes são realizados, na Unidade Hospitalar, conforme nota técnica, em pacientes internados e naqueles que o Médico solicita por apresentarem sintomas gripais, incluindo também o setor da Emergência Pediátrica”. Ainda segundo o Dom Moura, a Unidade disponibiliza dois tipos de exames, “o RT-PCR, que é coletado no Hospital e finalizado no laboratório Lacen, no Recife, com resultado em cerca de 48h; e o teste rápido, feito com swab, com resultado entregue cerca de 30 minutos após, na própria Unidade”.
TESTES NOS POSTOS DE SAÚDE – Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Garanhuns, o Blog do Carlos Eugênio apurou que a testagem para detecção da COVID-19 vem sendo realizada “de forma descentralizada nas Unidades Básicas de Saúde”. Os testes estão sendo ofertados no período da tarde, mas algumas Unidades, a depender do fluxo diário de atendimentos já iniciam o serviço de testagem pela manhã, ou seja, os cidadãos com sintomas gripais, podem se dirigir aos Postos de Saúde nos Bairros para serem submetidos a testagem. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)