BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | domingo, 02 de abril de 2023

 

A secretária de Educação de Garanhuns, Wilza Vitorino, rompeu o silêncio em relação ao atraso nos pagamentos dos Terceirizados que atuam nas Escolas Municipais de Garanhuns. Ela concedeu entrevista à Rádio Jornal nessa sexta-feira, dia 31, e pediu desculpas pelo que classificou como “contratempo”.

 

 

“Nós não nos isentamos. Fizemos reunião com todos os contratados e explicamos os motivos, o porquê que estava acontecendo, então não ficou ninguém sem satisfação. Não são dois meses (de atraso), foram dias, mas nós aproveitamos  aqui e pedimos desculpas mais uma vez a essas pessoas”, registrou a secretária Wilza Vitorino, ressaltando que a demora nos trâmites burocráticos geraram atrasos de mais de 20 dias para a maioria dos terceirizados, já que o contrato assinado pela Prefeitura junto a ABDESM, empresa terceirizada pela Secretaria de Educação, prevê que o pagamento deveria acontecer no dia 7 de março (5º dia útil do mês), mas os trabalhadores só começaram a receber seus salários a partir do último dia 27.

 

 

Wilza também tranquilizou os terceirizados ao garantir que o pagamento de março sairá no 5º dia útil deste mês de abril, portanto, no dia 12. “Foi um atraso por uma questão de formalidade (…); foi um contratempo, mas nós demos satisfação sim e a Prefeitura assume isso, junto com a Empresa (ABDESM), Eles (os prestadores de serviço terceirizados) não estão lá à parte, fora do corpo da Gestão Municipal não! Eles são importantes! Eles fazem parte da nossa gestão e nós nos preocupamos e somos responsáveis sim pela qualidade da prestação de serviço e do trabalho deles”, destacou Vitorino.

 

 

ECONOMIA COM A TERCEIRIZAÇÃO – A terceirização realizada pela Prefeitura de Garanhuns para garantir a mão de obra nas Escolas foi classificada, recentemente, pela vereador Fany Bernal (sem partido), como uma “manobra para burlar o Concurso Público”, já que a medida, segundo a Parlamentar, “precariza as relação de trabalho”.

 

 

Mas, de acordo com a secretária Wilza Vitorino, a terceirização via ABDESM, foi importante para o Município que já conseguiu, segundo Ela, economizar quase R$ 2 milhões de reais. “Tudo que a gente faz no serviço público fica no Portal da Transparência, então é muito claro, pega a folha (da educação no ano passado); depois pega a folha da Empresa. Na educação nós tivemos uma economia de quase R$ 2 milhões (de reais) e isso pra gente importa! Nós usamos sim as estratégias legais que nos dão essa condição. Então não há superfaturamento, não há um gasto maior e não é privatização”, registrou a secretária Wilza Vitorino.

 

 

 

Apesar de realizar uma busca detalhada, inclusive utilizando as ferramentas disponíveis no site, o Blog do Carlos Eugênio não conseguiu localizar os dados citados pela auxiliar do Prefeito Sivaldo Albino referentes a “folha da Empresa”, nem no Portal da Transparência (acesse clicando AQUI), tampouco no site da ABDESM (clique AQUI para acessar). A meta seria fazer a comparação sugerida pela Titular da Pasta da Educação durante a entrevista à Rádio Jornal. Também não conseguimos localizar o Contrato/Convênio firmado entre o Governo Municipal e a ABDESM no Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)