O Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE) julgou que houve nepotismo na nomeação de Cayo Albino, filho do Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), como Gerente da Câmara de Garanhuns, em 2021, pelo tio e então presidente do Legislativo Municipal, o vereador Johny Albino (PSB).
O TCE acatou um parecer do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPC-PE), que apontou nepotismo. A procuradora Germana Laureano, do MPC-PE, defendeu uma punição ao vereador Johny Albino. “O Presidente da Câmara de Vereadores de Garanhuns editou a Portaria 153/2021, nomeando seu sobrinho para o cargo em comissão de Gerente de Departamento daquela Casa Legislativa. A referida nomeação configurou nepotismo, afrontando a vedação constante da súmula vinculante 13 do STF, por não ser dotado o cargo em Comissão envolvido de natureza política”, disse a Procuradora, no parecer.
O parecer do MPC-PE foi acatado pela unanimidade da Segunda Câmara do TCE. O vereador Johny Albino foi multado em R$ 9.183,00. Ele ainda pode recorrer da decisão. Em 2022, Cayo Albino, que atualmente exerce a função de Secretário Parlamentar do deputado Federal Felipe Carreras (relembre clicando AQUI), foi candidato a deputado Estadual nas eleições do ano passado e conquistou 32.509 votos, porém não foi eleito, ficando na 4ª suplência do PSB. Para baixar o Inteiro Teor do Processo TCE-PE n° 21100558-7 clique AQUI. (Com informações do Blog do Jamildo. CONFIRA)