Um Homem foi preso na última semana após tentar entrar na Residência Estudantil Feminina da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), localizada no bairro da Boa Vista, em Garanhuns. De acordo com informações do Portal Agreste Violento, Niedson Costa de Oliveira (imagem abaixo), de 33 anos, foi preso e levado para Delegacia de Plantão, onde foi registrado um Termo de Constância de Ocorrência (TCO) em seu desfavor. Ele teria interrompido o fornecimento de energia elétrica da casa, antes de tentar entrar no Imóvel. A ação foi registrada por volta das 21h.
De acordo com informações de Estudantes que utilizam a Residência Estudantil Feminina, esse tipo de ocorrência vem se tornando frequente. “Há pouco menos de uma semana houve o furto de dois botijões de gás cheios e de alimentos das residentes. Antes, em julho do ano passado, foram levados três botijões de gás; duas televisões e um ferro de passar”, relatou uma Estudante da UFAPE, que pediu reserva da identidade.
Segundo os residentes, sobretudo às Mulheres, é urgente a necessidade de que a UFAPE possa adotar medidas de segurança, como colocação de grades e reforço da segurança. “Estamos vivendo em contínua violência psicológica pela fragilidade da estrutura e pela exposição da nossa integridade física”, relatou a Estudante em contato com o Blog do Carlos Eugênio.
A POSIÇÃO DA UFAPE – Em contato com o reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, o Professor Doutor Airon Melo (imagem acima), confirmou a ocorrência no espaço da Residência Estudantil e registrou as providências que vêm sendo adotadas pela UFAPE.
“Nos reunimos com nossa equipe de Gestão e adotamos algumas medidas, entre as quais a escuta com os discentes que utilizam os serviços da Residência Estudantil e o envio de ofícios para o 9º BPM, solicitando intensificação de rondas ostensivas na área, e para a Prefeitura de Garanhuns, solicitando maior vigilância no acesso ao Cemitério São Miguel, onde se constata que indivíduos estão utilizando o ponto de encontro de usuários de drogas e que o acesso ao local ocorre com facilidade”, registrou o Reitor.
Ainda segundo o professor Doutor Airon Melo, a Universidade providenciou “mais um posto de vigilância para a Residência”, além de garantir melhorias na infraestrutura do local, com a “busca de ampliação do gradeamento e instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos”. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)