BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 01 de março de 2023

 

Um novo projeto social nasce em Garanhuns para garantir qualificação profissional e geração de renda para às Mulheres em situação de vulnerabilidade social das comunidades da Liberdade e do Jardim Petrópolis. Trata-se do ‘Mulheres Costurando Oportunidades’, uma iniciativa da vereadora Nelma Carvalho (PTB), que vem sendo implantada na Associação Comunitária Liberdade – Padre Gabriel Hofstede, instalada naquela localidade.   

 

 

A Ação busca capacitar Mulheres em situação de vulnerabilidade social nos serviços de corte e costura, através da oferta de cursos de capacitação em Modelagem Básica; Costura Industrial Básica e Serigrafia. “A meta é ofertar cursos com duração de 3 meses e qualificar as mulheres da Liberdade e do Jardim Petrópolis em uma profissão que vai garantir renda para às suas famílias”, destaca Nelma Carvalho, que viabilizou as instalações, fundou e mantém a Associação.

 

 

“Já montamos as máquinas de costura e estamos adaptando os espaços para instalação da mesa de corte (dos tecidos); para passar (o ferro) as peças produzidas e ampliando os sanitários da Associação. A meta é capacitar um grupo de até 20 mulheres a cada 90 dias, garantindo-lhes certificação do Curso. Também estamos buscando viabilizar linhas de crédito junto a Instituições Bancárias para que as Mulheres capacitadas possam comprar sua própria máquina e começar a gerar renda, trabalhando, inclusive, em seu próprio lar”, explica Nelma Carvalho, garantindo que ao final das capacitações as participantes estão aptas a produzir peças em geral, inclusive fardamento e roupas íntimas.

 

 

O Projeto está em fase final de implantação e a estimativa é que esteja em funcionamento num prazo de até 60 dias. “Estamos fechando as parcerias para viabilizar a matéria prima e o custeio dos salários dos instrutores, assim como finalizando as adaptações na estrutura da Associação para iniciarmos às atividades”, informa a Vereadora.

 

 

“É um sonho que se aproxima da concretização. Sabemos que doar alimentos e prestar assistência é algo temporário, queremos promover a condição para que às mulheres mudem de vida e conquistem a independência financeira que garanta o sustento de suas famílias”, complementa Nelma Carvalho, citando a parcerias da advogada Rozeane Amorim, do grupo Mulheres do Brasil e a professora Ana Amélia, na concepção e concretização do Projeto.

 

 

TRABALHO DA ASSOCIAÇÃO – Fundada em 2012, a Associação Comunitária Liberdade – Padre Gabriel Hofstede trabalha na assistência das famílias carentes da Liberdade e do Jardim Petrópolis. A Entidade, que mantém parcerias junto ao Governo do Estado e ao Banco de Alimentos do SESC, também garante a distribuição de leite, cestas básicas, sopa e outros alimentos. A Entidade, instalada na rua das Emboabas, no Jardim Petrópolis, ainda oferta assistência jurídica e diversos serviços voltados a promoção da Cidadania e em apoio às famílias em situação de vulnerabilidade social naquela Comunidade. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)