Moradores da rua e da travessa Israel Batista da Costa, localizada no bairro José Maria Dourado (Brahma), vem sofrendo com um antigo problema de drenagem das águas servidas que geram transtornos e problemas à saúde pública.
É que desde a pavimentação das vias, em meados de 2016, os esgotos que eram lançados na via pública passaram a ser lançados em uma vala lateral da via, que constantemente entupida, faz com que os esgotos retornem para as casas, entrando pelos ralos dos sanitários; pias e vasos sanitários, gerando mal cheiro, proliferação de insetos e riscos à saúde dos Moradores.
Uma das prejudicadas é a senhora Maria Ferreira. “O esgoto entra em nossas casas e o mau-cheio toma conta de tudo. Tenho um netinho, que não pode sequer brincar no chão, pois a entrada da minha casa está cheia de água podre”, destacou a Cidadã, mostrando a água servida retornando para a residência em que mora com seus familiares.
De acordo com a senhora Adriana Pereira, o problema é antigo e já foi levado ao conhecimento da Prefeitura de Garanhuns, através da vereadora Nelma Carvalho. “Dona Nelma já esteve aqui e volta sempre, trouxe engenheiros da Prefeitura, mas até agora não tivemos uma solução”, registrou a Cidadã.
A POSIÇÃO DA PREFEITURA – O secretário de Planejamento e Gestão, Alexandre Marinho, confirmou que o problema foi “herdado” da gestão Izaías Régis e que a vereadora Nelma Carvalho vem trabalhando junto a Prefeitura, para viabilizar a solução “mais urgente possível” do problema desde o início da atual Gestão.
“Trata-se de um problema que envolve certa complexidade, porque exige o tratamento de águas servidas. Não é um simples problema de drenagem ou de serviços públicos que possamos executar diretamente. O Projeto para sua solução já está pronto e o Prefeito já autorizou incluirmos esta obra no próximo pacote de obras de pavimentações e drenagem a ser licitado, que deveremos fechar até o final de março”, destacou o secretário Alexandre Marinho, adiantando que as obras, que incluem os serviços de drenagem de águas servidas; drenagem de águas pluviais e pavimentação, estavam orçados, em 2022, em cerca de R$ 600 mil reais. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)