Poucos dias após ser nomeado para assumir a Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas no governo de Pernambuco, o psicólogo e consultor das Nações Unidas, Rafael West, foi exonerado do cargo. Nos bastidores, a informação é de que houve pressão de partidos evangélicos aliados para que a governadora Raquel Lyra (PSDB) substituísse West.
Mestre em políticas públicas e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rafael West já foi gestor do Programa Atitude (no governo Eduardo Campos), criado para enfrentamento às drogas no Estado e reconhecido internacionalmente. Também já coordenou a Câmara Temática de Enfrentamento ao Crack do Pacto Pela Vida e foi presidente do Conselho de Políticas Sobre Drogas de Pernambuco.
West segue uma linha de trabalho voltada para uma política sobre drogas considerada menos violenta e menos encarceradora. Por isso, o nome dele não teria sido visto com bons olhos por líderes políticos evangélicos aliados à Governadora. A Secretaria Estadual Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção às Drogas ainda não se pronunciou sobre o assunto. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do JC-Online. CONFIRA)