As aulas nas Escolas das Rede Municipal de Ensino tiveram início nessa sexta-feira, dia 3, em Garanhuns. Dentre as novidades anunciadas pela Prefeitura, estão a oferta de cinco refeições por dia nas Escolas Integrais em funcionamento no Município e a disponibilidade de Ônibus para transportar os Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo o Setor de Nutrição da Secretaria de Educação, os alunos dos Centros de Educação Infantil Mariazinha, localizado no distrito de São Pedro; e Miguelzinho, situado no Parque Fênix (imagem acima), bem como o Núcleo de Educação Integral Professor Marcos Diego, na Cohab 2, e as novas unidades que serão implantadas neste ano em Manoel Chéu, na Escola Silvino Almeida, e na Cohab 3, contarão com cinco refeições por dia. As escolas funcionam em Containers, do tipo módulo habitável, enquanto as estruturas físicas não ficam prontas (relembre clicando AQUI).
“A partir de agora os estudantes terão cinco refeições por dia. Estão sendo inseridos dois lanches que serão servidos no momento de chegada e saída dos estudantes. Essas duas novas refeições serão compostas por alimentos da agricultura familiar”, afirmou Drielly Costa, nutricionista da Secretaria de Educação. A Profissional não trouxe detalhes relacionados ao cardápio a ser ofertado. Durante o ano passado, pais de alunos das Escolas Integrais reclamaram da repetição de itens e muitos estudantes passaram a levar o almoço para a Escola.
TRANSPORTE ESCOLAR NA EJA – E a Secretaria de Educação passou a oferecer transporte escolar gratuito para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) Ensino Fundamental. Segundo a Pasta, serão cinco rotas percorridas pelos ônibus, três delas com saída do Centro da cidade.
Moradores do Parque Fênix, Indiano, Cohab 1 e Massaranduba terão como opção a rota que tem saída da Escola Governador Miguel Arraes, no Parque Fênix. Os pontos de embarque nas Escolas General Sampaio e Antônio Gonçalves Dias (Caic), tem como destino ao Colégio Padre Agobar Valença.
Quem mora nas comunidades da Liberdade, Heliópolis e adjacências poderão seguir com o transporte que vai partir da Escola São Cristóvão, na Liberdade. O embarque poderá ser feito também nas Escolas Amélia Maria e São Camilo, assim como no antigo IPH Municipal. Este ônibus também seguirá para o Colégio Padre Agobar Valença.
Três rotas têm saída do centro da cidade, com ponto de partida em frente à Americanas. A primeira segue para a Escola José Brasileiro, tendo uma parada para embarque dos estudantes na Escola Silvino Almeida, em Manoel Chéu. A segunda é para a Escola Mário Matos, com parada na Ranser Alexandre, no Magano. A última segue direto para o Colégio Padre Agobar Valença.
Para ter acesso ao serviço, os interessados precisam fazer um cadastro na Secretaria de Educação de Garanhuns, das 13 às 17h. É necessário apresentar declaração da Escola; cópia do comprovante de Residência e um documento de Identificação com foto. A Secretaria de Educação funciona rua Siqueira Campos, nº 75, no Centro da Cidade.
MUDANÇAS – A oferta do transporte deu-se após a Secretaria de Educação de Garanhuns realizar mudanças na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para este ano de 2023. A Modalidade de Ensino passou a ser ofertada em apenas quatro polos.
O EJA vem sendo disponibilizado nas escolas Jaime Luna (Cohab 3); José Brasileiro Vila Nova (Aloísio Pinto); Mário Matos (São José) e no Colégio Padre Agobar Valença, em Heliópolis. As unidades das escolas Silvino Almeida (Manoel Chéu); Ranser Alexandre (Magano); Instituto Presbiteriano de Heliópolis (Heliópolis); São Camilo (Cohab 1) e CAIC, no Indiano, não funcionarão neste ano letivo. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações da SEDUC e imagens de Vinicius Vilela/PMG)