O professor Pedro Falcão é o novo diretor do Instituto de Apoio a Universidade de Pernambuco (IAUPE). O nome do Ex-reitor da UPE foi aprovado por aclamação para função durante Assembleia Geral do Conselho Administrativo do IAUPE, realizado nessa sexta-feira, dia 13.
O IAUPE é uma instituição de caráter privado, sem fins lucrativos, e tem o objetivo de realizar planejamentos e projetos de ensino; pesquisa; extensão; assessoramento e consultorias para a UPE no âmbito nacional e internacional, além de realizar concursos públicos e dar apoio administrativo para empresas públicas ou privadas. Dentre os programas e projetos criados e tocados pelo Instituto, destacam-se: o PROLINFO, o PREVUPE e o PROGRAPE, entre outros.
O Instituto também se destaca através do IAUPE Concursos, já tendo organizado diversos concursos públicos, dentre eles seleções de diversos órgãos do Governo Federal; do Estado de Pernambuco e de vários Municípios, a exemplo de Garanhuns, cujo último certame, em 2015, foi organizado pelo IAUPE.
PEDRO FALCÃO – Pedro Henrique de Barros Falcão é bacharel em ciências biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mestre em ciências na área de biologia celular e molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutor em ensino, filosofia e história das ciências, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
Ele é professor adjunto com dedicação exclusiva da Universidade de Pernambuco. Foi presidente do Conselho Regional de Biologia da 5ª Região e coordenador de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão; vice-diretor e diretor do campus Garanhuns e pró-reitor Administrativo da UPE. Também exerceu a função de secretário-executivo de Ciência e Tecnologia de Pernambuco durante o Governo Eduardo Campos e esteve à frente da Reitoria da UPE entre os anos de 2016 e 2022. Falcão disputou às eleições para deputado Estadual neste ano, ficando na suplência do PCdoB. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)