O Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB) confirmou nesta sexta-feira, dia 23, a realização de um novo Concurso Público no Município, porém apenas para 2024. A informação foi registrada durante entrevista à Rádio Marano FM.
De acordo com Sivaldo, o Certame será destinado para as áreas da Educação e de Tributos. “A gente está analisando a possibilidade mais na área da Educação e na área de Tributos. Analisar e promover talvez no final de 2023 para início de 2024. Devido ao prazo diante da legislação eleitoral, devemos analisar a situação”, pontuou Albino. (clique em player no vídeo acima para conferir)
Apesar de sinalizar a abertura de vagas apenas para os segmentos de educação e de tributos, é grande a necessidade de pessoal, também, para cargos, como: Serviços Gerais; Agente Administrativo; Assistente Social; Enfermeiro; Jardineiro; Médico e Recepcionista, entre outros. Para suprir essas necessidades, o Governo de Garanhuns vem realizando contratações temporárias, sem qualquer tipo de seleção, prática, inclusive denunciada pela vereadora Magda Alves (PP) ao Ministério Público de Pernambuco e ao Tribunal de Contas do Estado.
Como a impessoalidade dos atos é um dos princípios constitucionais que regem o Serviço Público, a expectativa é que o Ministério Público de Pernambuco possa intervir para que o Certame não seja realizado ‘como o Prefeito quer’ e sim de forma que atenda às necessidades do Município.
PLANEJAMENTO – Vale registrar que para realizar um Concurso Público, a Prefeitura deverá iniciar os trâmites com pelo menos 180 dias de antecedência.
Estudo realizado pelo Blog do Carlos Eugênio junto a Lei Orçamentária Anual de 2023, constatou que existe dotação para Concurso nas secretarias de Administração; Controladoria e Procuradoria, não havendo previsão nas pastas da Educação e de Finanças, justamente as áreas anunciadas por Sivaldo Albino.
Vale registrar que o Concurso Público realizado em 2015, o último promovido em Garanhuns, teve o IAUPE como banca organizadora e a Secretaria Municipal de Administração como Pasta responsável. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)