O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de decisão do Ministro Ricardo Lewandowski, deferiu na noite dessa quarta-feira, dia 23, pedido de liminar e concedeu efeito suspensivo ao recurso especial eleitoral interposto pelo União Brasil, determinando o imediato retorno de Bruno dos Santos ao cargo de Vereador do Município de Garanhuns. Da decisão cabe recurso.
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) julgou procedente, no dia 25 de agosto, um pedido do partido União Brasil que reivindicou o mandato do vereador Bruno dos Santos, de Garanhuns, por infidelidade partidária. Bruno foi eleito em 2020 pelo PSL com 496 votos, mas deixou o partido logo após a sua fusão com o DEM para a criação do União Brasil alegando, em suma, mudança substancial do programa partidário e “grave discriminação política pessoal” por, na qualidade de presidente do diretório municipal, não ter sido consultado sobre o lançamento de candidaturas para 2022. No julgamento, porém, prevaleceu o entendimento de que a desfiliação foi sem justa causa. Welington Ferreira, 1ª suplente do extinto PSL, assumiu o mandato no dia 9 de setembro e está no cargo desde então.
Com a decisão do TSE, a perda do mandato interposta pelo TRE-PE se torna nula, em caráter liminar e o presidente da Câmara de Garanhuns, vereador Johny Albino (PSB) deve reempossar Bruno dos Santos no cargo já nesta quinta-feira, dia 24. Clique AQUI e confira a decisão de Ricardo Lewandowski na Íntegra. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br)