Após consulta junto ao Detran-PE, a vereadora Magda Alves (PP) recebeu a informação que o trailer que integra a unidade do Castramóvel não possui restrições junto ao Órgão, estando no entendimento do Detran, liberado para transitar pelas ruas e rodovias de Garanhuns realizando o serviço de esterilização (castração) de animais.
“Agora aguardamos apenas a posição do Conselho Regional de Medicina Veterinária. Caso a informação seja positiva, vai ficar caracterizado que a Prefeitura de Garanhuns simplesmente não quer colocar o equipamento para funcionar por mera decisão política. Daí vamos acionar os Órgãos de Fiscalização e mobilizar ONG´s e tutores para ampliar essa luta junto à sociedade”, registrou Magda Alves, em contato com o Blog do Carlos Eugênio.
Adquirido há dois anos pela Prefeitura, ainda na Gestão Izaías Régis, o Castramóvel segue sem utilidade, enquanto uma expressiva parte da população, reivindica o serviço, que beneficiaria além dos cães de rua, os animais cujos tutores não dispõem de condições financeiras para promover a castração.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Neilton Falcão, o Castramóvel estava, no início deste mês, em fase de regularização das Licenças para o funcionamento junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária e o Detran. O auxiliar do Prefeito Sivaldo Albino (PSB) também registrou a necessidade da compra de insumos para que o equipamento começasse a funcionar, porém não estimou qualquer prazo. (@blogcarloseugenio – www.blogdocarloseugenio.com.br).