Levantamento realizado em Garanhuns, com base no resultado final divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), revelou que dos 644 candidatos a Deputado Estadual que concorreram as Eleições de 2018 em Pernambuco, 344 foram votados em Garanhuns.
A época, 34,35% (18.569) dos 54.072 votos nominais no Município foram direcionados aos 49 Deputados Eleitos em Pernambuco, enquanto que apenas a metade dos votos nominais locais, 27.527 votos (50,90%) foram para candidatos radicados na Cidade. O restante, 14,76%, foram pulverizados entre 288 candidatos diferentes.
Caso esse panorama se repita nas eleições de 2022, apenas o candidato Cayo Albino (PSB) terá chances reais de se eleger Deputado Estadual dentre os nomes locais que estão na disputa. É que Cayo conquistou importantes apoios em Jaboatão dos Guararapes; Bonito; Saloá; Paranatama; Limoeiro; Riacho das Almas; Brejão; Correntes; Angelim; Venturosa; São João; Palmeirina e na Região Metropolitana do Recife, votos, que, em se consolidando, e juntos com a votação a ser obtida em Garanhuns, deverão garantir a eleição do Socialista.
“A única candidatura, realmente, que entrou nesse jogo para disputar, com condições de vitória, é a de Cayo Albino! As demais estão com o intuito apenas de impedir a eleição de Cayo”, analisou o Prefeito de Garanhuns, Sivaldo Albino (PSB), garantindo, que a eleição do Socialista, será importante para o Município. “Teremos um Deputado não para brigar com o Prefeito e prejudicar a Cidade, como já vivemos no passado quando um Prefeito brigou com Governador e com o Deputado e no final só quem perdeu foi nossa gente. Cayo vai vencer as eleições para ajudar o Prefeito a Governar, e isso fará muita diferença”, analisou Sivaldo Albino. (Com informações da Assessoria e imagens de Thomas Ravelly)