BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sábado, 27 de agosto de 2022

 

Subiu de 19 para 23 o números de casos confirmados de varíola dos macacos em Pernambuco, doença causada pelo vírus monkeypox. O total de casos em investigação também aumentou, passando de 258 para 324. A atualização foi divulgada nessa sexta-feira, dia 26, pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). A Pasta também informou que 40 notificações foram descartadas.

 

Dos 23 pacientes confirmados para a doença, 22 são do sexo masculino e uma do sexo feminino, residentes nos municípios do Recife (15); Jaboatão dos Guararapes (4); Paulista (1); Petrolina (1); Olinda (1) e Surubim (1). A SES reforça que todos os casos confirmados estão em isolamento domiciliar e que, até o momento, Pernambuco não registra transmissão local da doença.

 

Dos 324 casos que estão em investigação, 191 são do sexo masculino e 133 do sexo feminino. Dentre os investigados, cinco são do Agreste Meridional, sendo:   três em Garanhuns; um em Jucati e um em São João. A Pasta de Saúde informou que os casos em investigação estão sendo acompanhados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica Municipais.

 

EXAMES – “Para que possamos realizar o diagnóstico da doença de forma mais rápida, seja confirmando ou descartando casos suspeitos, Pernambuco, assim como outros estados do Nordeste, está cobrando junto ao Ministério da Saúde que o órgão federal descentralize os kits para a realização do diagnóstico da monkeypox. Ainda estamos encaminhando os exames para o laboratório de referência nacional, no Rio de Janeiro, o que não é razoável”, informou o secretário de Saúde, André Longo, afirmando que o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco possui todo o maquinário necessário para processar os exames no Estado. (Com informações da Folha de Pernambuco. CONFIRA)