BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | quarta-feira, 24 de agosto de 2022

 

Trabalhadores da educação vão receber o dinheiro do abono pago com recursos do precatório do Fundef na próxima sexta-feira, dia 26. A informação foi confirmada pelo Governo de Pernambuco que recebeu a primeira parcela da dívida da União, no valor de R$ 1,7 bilhão, nesta quarta-feira, dia 24. O primeiro grupo de beneficiados, justamente os que receberão sexta-feira, é formado por 35 mil servidores que têm vínculo com o Estado. Esses terão o dinheiro mais rapidamente porque a Gestão Estadual já sabe os dados bancários deles. 

 

Outros 17 mil trabalhadores deverão ter acesso aos precatórios do Fundef somente em setembro e precisarão requerer o benefício. São aqueles que atuaram com contrato temporário e os filhos de herdeiros de profissionais que já morreram. Para esse segundo grupo o processo é mais demorado porque os depósitos são feitos caso a caso. A Secretaria Estadual de Administração deve publicar, nos próximos dias, uma portaria detalhando como esses trabalhadores ou herdeiros deverão proceder.  Um site (clique AQUI para acessar) foi criado especialmente pelo Governo Estadual para informar aos profissionais os detalhes do pagamento com o dinheiro do precatório do Fundef. Nele, com o CPF ou matrícula do trabalhador da educação, é possível saber o valor que será pago individualmente.

 

O precatório do Fundef é resultado de uma ação movida pelo Governo Estadual 20 anos atrás, em 2002. Pernambuco (assim como outras unidades da Federação e Municípios), questionou a União quanto aos valores repassados durante o período de existência do Fundef.

 

PREFEITURAS – No Estado, Jaboatão dos Guararapes informou que espera receber o dinheiro no próximo mês de setembro. Já as prefeituras de Olinda e Recife ainda brigam na Justiça para ter direito ao valor que, conforme as Gestões Municipais, é devido pelo Governo Federal. Não há informações sobre o andamento do processo referente a Garanhuns. (Com informações do JC On-line. CONFIRA)