Adotando todos os procedimentos sanitários, a Diocese de Garanhuns viabilizou a exumação dos restos mortais de Dom Thiago Póstma e do Monsenhor Adelmar da Mota Valença, que estavam sepultados na entrada da Catedral de Santo Antônio, no Centro de Garanhuns, no Agreste Pernambucano. O ato foi registrado no último dia 9, durante uma Celebração de Exumação, que contou com as presenças do Bispo Dom Paulo Jackson, de Padres da Diocese e de familiares. A informação foi trazida com exclusividade pelo radialista Valdir Marino, que apresenta o Jornal da Sete/2ª Edição, na 7 FM.
Em contato com o Blog do Carlos Eugênio, o Padre Josenildo Bizerra, pároco da Catedral, registrou que Dom Thiago será colocado no ossuário na parede da Catedral, juntamente com os demais Bispos ali sepultados. “O Monsenhor Adelmar irá para a Capela do Colégio Diocesano, assim que terminar a reforma. Lá terá mais visibilidade, pois ele dedicou sua vida ao Diocesano. Sua memória permanecerá viva nos corações das gerações”, registrou o Padre. Os restos mortais do Bispo e do Padre Adelmar estão depositados em urnas na Sacristia da Catedral até que os procedimentos sejam concluídos.
Falecido em 8 de agosto de 2002, o Monsenhor Adelmar da Mota Valença dirigiu o Colégio Diocesano de Garanhuns por mais de 40 anos e sua memória segue imortalizada não apenas naquele Educandário, no Colégio CMA, e num memorial organizado em 2018 pelo então diretor Padre José Émerson na Praça que leva o seu nome, mas também em toda Garanhuns. As lições de civilidade e o exemplo de fé do “Padre” seguem sendo contadas ao longo dos anos para as novas gerações. A expectativa é que os restos mortais do Padre Adelmar sejam levados para a Capela do Diocesano no próximo mês de agosto, quando serão vivenciados os 20 anos de sua morte, ou mesmo no dia 12 de outubro, quando o Diocesano comemorará seus 107 anos. Para saber mais sobre a história do Padre Adelmar clique AQUI.
DOM EXPEDITO LOPES – Já os restos mortais do Bispo Dom Expedito Lopes, que ainda não foram exumados, serão colocados num Memorial, a ser construído na Catedral de Santo Antônio. “O Brasão Episcopal e o busto também serão colocados no Memorial, bem como algumas relíquias do Bispo”, destacou o Padre Josenildo, que complementou: “isso devido ao processo de sua canonização, que está em andamento. Ele já é Servo de Deus, que é o primeiro passo para a canonização”, complementou o Pároco das Catedral.
CAMPANHA – Os católicos do Agreste Meridional podem colaborar com as obras de construção do Memorial de Dom Expedito Lopes. As doações podem ser encaminhadas via PIX, através da chave: [email protected] ou diretamente na Secretaria Paroquial da Catedral, bem como em um cofre disponibilizado na Catedral de Santo Antônio. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseeugenio.com.br)
CURSO BASIC I – 80h
HORÁRIOS: 13h às 15h (2ª, 4ª e 6ª) e das 20h às 22h (3ª e 5ª).
Apresentar as estruturas básicas do idioma inglês para desenvolver nos estudantes as habilidades de comunicação oral e escrita.
Investimento: 4 x R$ 165,00 (boleto) ou em até 12 x R$ 55,00 (cartão).
Saiba mais, envie mensagens ou ligue: (87)9.8874-8492 / (87)3764-2700 / (87) 9.9921-8034.
MATRÍCULAS ABERTAS E GRATUITAS.