Prefeitos e Prefeitas de Pernambuco, em assembleia realizada na última quinta-feira, dia 10, pela Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), reafirmaram a importância dos Professores para a qualidade da educação básica e se comprometeram em adotar a remuneração inicial no valor de R$ 3.845,63 aos profissionais do Magistério.
Os Gestores Municipais discutiram os meios de como viabilizar o pagamento do montante, todavia aprovaram as seguintes recomendações aos Municípios: adotar a remuneração inicial no valor de R$ 3.845,63 ao profissional do Magistério; instalar mesas de negociação, com transparência, para possível adequação do Plano de Cargos e Carreira – PCC, caso considere necessário; assim como que, considerando a autonomia municipal, o Prefeito(a) que dispuser de todas as condições legais e financeiras, poderá adotar os percentuais que julgar adequado no tocante aos reajustes de remuneração. “Cabe a AMUPE realizar esse processo de diálogo entre os Prefeitos e Prefeitas e respeitar a autonomia de cada Município, tendo em vista a desigual situação financeira e o enquadramento legal de cada Cidade”, registrou o presidente da AMUPE, José Patriota (imagem acima).
GARANHUNS – Aqui em Garanhuns, o vereador Erivan Pita (PSD) apresentou requerimento na Câmara de Garanhuns reivindicando que o Poder Executivo encaminhe Projeto de Lei ao Legislativo legalizando a concessão do reajuste de 33,24% ao piso salarial dos Professores da Rede Municipal de Ensino de Garanhuns. “Mesmo sabendo dos impactos que esse aumento causará na contas do Município é importante viabilizar as condições para valorizar os Profissionais do Magistério da Educação Básica de Garanhuns”, observou Erivan Pita.
O Vereador fez questão de ressaltar direitos já reintegrados aos Professores de Garanhuns pelo Governo Sivaldo Albino e se mostra confiante no atendimento do seu Pleito. “O Prefeito já garantiu o pagamento do Abono Educador e a volta das horas aulas para os Professores, além de estar viabilizando notebooks para melhorar as condições de trabalho dos profissionais. Tenho certeza, que a Gestão Municipal não vai medir esforços para atender o nosso pedido e conceder esse justo reajuste aos nossos professores”, observou Erivan Pita. A proposição de Pita, recebeu um adendo do vereador Gersinho Filho (PTB), que defendeu que o pagamento aconteça de forma linear, ou seja: contemplando todos os Professores. O Governo Municipal de Garanhuns ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. (Com informações e imagens da ASCOM/AMUPE).