Mais proteção para as crianças entre 5 e 11 anos de idade no Município de Garanhuns, No Agreste Pernambucano. Nessa segunda-feira, dia 17, a Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a vacinação contra a COVID-19 do público infantil. Nesse primeiro momento, as primeiras 800 doses da vacina da Pfizer, distribuídas ao Município, serão aplicadas em crianças com doenças neurológicas crônicas e/ou distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo.
A vacinação teve início na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Garanhuns. No local, Marcos Guilherme, de 6 anos, foi a primeira criança garanhuense a ser vacinada. “Este é um avanço muito importante no combate à pandemia. Montamos a estrutura necessária para a vacinação, e agora contamos com os pais e responsáveis para realizar o cadastro e imunizar as crianças do Município”, ressaltou o Prefeito Sivaldo Albino (PSB).
CENTRO PEDIÁTRICO DE VACINAÇÃO – Com o intuito de garantir a aplicação das doses, o Governo Municipal instalou, na área interna do Parque Euclides Dourado, o Centro Pediátrico de Vacinação de Garanhuns. A estrutura estará disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 12h e das 14 às 17h; e poderá receber aproximadamente 300 crianças por dia. Nessa segunda, dia 17, crianças que pertencem a famílias da Associação Autismo em Foco receberam a dose da vacina. Para tornar o ato mais atrativo, o Centro contra com palhaço e entrega de certificados de coragem para os vacinados. De acordo com a TV Asa Branca/Globo, quatro crianças já morreram em decorrência da COVID-19 em Garanhuns.
CADASTRO – O cadastro para o público de crianças com doenças neurológicas crônicas e com distúrbios do desenvolvimento neurológico, com prioridade para Síndrome de Down e Autismo está disponível por meio da Plataforma Vem Vacina: vemvacinagaranhuns.site.
No momento da vacinação a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsável legal. A comprovação da comorbidade da criança deverá ser realizada mediante preenchimento de laudo que também está disponível na Plataforma Vem Vacina — exceto para crianças com Síndrome de Down. Os pais ou responsáveis devem apresentar documento de identificação oficial com foto e um comprovante de residência nominal no ato da vacinação. Além disso, será necessário a certidão de nascimento ou RG, e o cartão SUS da criança. (Com informações e imagens da SECOM/PMG)