BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 07 de janeiro de 2022

 

Os trabalhadores nascidos em janeiro já podem fazer a retirada anual do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). O prazo começou nesta semana e vai até o final de março. A modalidade é opcional e permite uma retirada anual de parte do saldo das contas ativas e inativas.

 

 

Pelas regras, os trabalhadores devem informar o interesse pelo saque aniversário até o último dia do mês de seu aniversário para receber no mesmo ano de adesão, podendo realizar a retirada até dois meses após o mês de aniversário. A adesão é voluntária e os saques podem ser feitos pelo App FGTS, pelo site do FGTS e pelo internet banking da Caixa – não é preciso ir até uma agência bancária.

CALENDÁRIO DE SAQUES EM 2022: 

– Nascidos em janeiro- saques de janeiro a março

– Nascidos em fevereiro – saques de fevereiro a abril

– Nascidos em março – saques de março a maio

– Nascidos em abril – saques de abril a junho

– Nascidos em maio – saques de maio a julho

– Nascidos em junho – saques de junho a agosto

– Nascidos em julho – saques de julho a setembro

– Nascidos em agosto – saques de agosto a outubro

– Nascidos em setembro – saques de setembro a novembro

– Nascidos em outubro – saques de outubro a dezembro

– Nascidos em novembro – saques de novembro de 2021 a janeiro de 2022

– Nascidos em dezembro – saques dezembro de 2021 a fevereiro de 2022

 

 

COMO FUNCIONA A MODALIDADE – O saque-aniversário foi criado para ser mais uma oportunidade de resgate das contas do FGTS. Por essa modalidade, o trabalhador pode fazer uma retirada por ano de parte do valor das contas do Fundo de Garantia de acordo com o mês em que nasceu, mas perde direito à retirada do saldo total de sua conta do FGTS em caso de demissão sem justa causa. Portanto, tem direito apenas à multa rescisória de 40% do valor do FGTS. O saque-aniversário só é liberado para o trabalhador que comunica à Caixa que quer receber os valores anualmente. Do contrário, ele só poderá sacar o FGTS nas situações previstas em lei, entre elas compra da casa própria, aposentadoria e demissão sem justa causa – veja aqui todas as situações.

 

 

COMO ADERIR AO SAQUE-ANIVERSÁRIO – A Caixa disponibiliza canais de atendimento para que o trabalhador com conta do FGTS, ativa ou inativa, realize a opção. Eles são os seguintes:

Site do FGTSAPP FGTS (o aplicativo é o Caixa FGTS e está disponível tanto para aparelhos com sistema Android quanto aqueles com iOS)   /   Página do site da Caixa.

(Com informações do G1. CONFIRA)