E a decisão sobre a realização do carnaval em Pernambuco só deve ser tomada em 2022. A afirmação foi feita pelo secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, durante Coletiva de Imprensa nessa quinta-feira, dia 25. “É cedo para uma definição (…); muito provavelmente a definição sobre Carnaval não será tomada este ano”, afirmou, André Longo, garantindo que a decisão sobre a festa virá após observação do cenário epidemiológico.
Em Nota divulgada nessa sexta-feira, dia 26, o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CREMEPE) alertou para nova onda da COVID-19 que assola vários países da Europa, das Américas e África e disse entender que “a realização de eventos com aglomerações como festas de final de ano e carnaval, devem ser evitadas até o seguro controle da Pandemia, ante o risco de aumento de casos e mais mortes pela COVID 19”. O Conselho ainda destacou a importância do “uso de máscaras e do distanciamento seguro”.
Os Prefeitos dos municípios de Carpina, Ribeirão e Barreiros, todos localizados em Pernambuco, já se anteciparam ao Governo do Estado e anunciaram o cancelamento da “festa momesca”. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Alexandre Rebêlo, que participou da Coletiva ao lado de André Longo, o momento é de espera e observação do cenário de contaminação do vírus. “Temos 3 meses pela frente (até o Carnaval), e já vimos esta cena (aumento de casos de COVID-19) ocorrer antes olhando para a Europa em março de 2020. Vamos esperar o momento adequado para decidir (sobre o Carnaval)”, apontou Rebêlo. (Blog do Carlos Eugênio – www.blogdocarloseugenio.com.br, com informações do G1. CONFIRA e JC Online. CONFIRA)