BUSCA DE NOTÍCIAS 2021
BUSCA DE NOTÍCIAS DE 2013 A 2020
BLOG DO CARLOS EUGÊNIO | sexta-feira, 08 de outubro de 2021

 

Uma grande polêmica foi gerada a partir de trabalhos produzidos por alunos do Colégio Santa Sofia, que através da disciplina de Interpretação Textual, produziram banners com a temática “Fake News: ler para não cair na rede”. O tradicional Colégio integra a Rede Damas Educacional e funciona desde 1912 em Garanhuns, no Agreste Pernambucano.

 

 

A atividade foi considerada como “lamentável” gerou uma Nota de Repúdio do vereador Thiago Paes (DEM), que usou suas redes sociais para publicar imagens e se posicionar sobre o assunto. Segundo o Parlamentar, que teria sido acionado por pais de alunos, o trabalho teria sido realizado por alunos “entre 11 e 14 anos, e cujos temas são relacionados a “Fake News”; “Ditadura Militar” e apologias a grupos “LGBTQIA+”, e que as mesmas estão em exposição nas paredes dos corredores do Colégio, e segundo relatos, esses trabalhos foram aplicados como atividades em três disciplinas: Artes, Inglês e Português”.

 

 

Ainda segundo o Vereador, “a Coordenadora Geral da Instituição já se encontra em Garanhuns e irá averiguar quem são de fato os envolvidos, para serem aplicadas as correções necessárias” e que “o fato acontecido foi isolado, e que esse tipo de ensino e de conteúdo não faz parte da conduta da Instituição”, que finalizou registrando: “tenho certeza que além da devida solução, e de forma rápida, práticas como essas não mais ocorrerão no nosso estimado Colégio Santa Sofia, portanto os pais dos alunos devem ficar sempre atentos, porém tranquilos”. As posições de Thiago Paes geraram reações favoráveis e contrárias na Cidade.

 

 

“O Senhor aparentemente não sabe nada sobre educação, liberdade de expressão e eixos transversais da educação. Tenta macular a imagem de uma instituição importante como o Colégio Santa Sofia, com o objetivo de se autopromover. É vergonhoso!”, salientou a professora Klebia Sampaio, profissional ligada à área de ensino particular, que ainda aconselhou o parlamentar a ler a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apagar a postagem. “Uma grande falha na supervisão pedagógica, afinal, são temas que não fazem parte, nem transversalmente, do ensino fundamental e médio. Espero que a direção tome as medidas, em proteção aos adolescentes e jovens, às famílias e aos valores assegurados pela Constituição”, argumentou o economista e ex-vereador Audálio Filho, lamentando o que chamou de “doutrinação de ideologia de gênero numa Instituição Cristã”. Ambas as posições foram registradas pelo Blog do Roberto Almeida.

 

 

VEREADORES – O assunto certamente deverá ser tratado durante a Reunião Ordinária da Câmara de Vereadores de Garanhuns nesta sexta-feira, dia 8, todavia dois Parlamentares Municipais já se adiantaram e se posicionaram quanto a Nota de Repúdio divulgada por Thiago Paes. O vereador Luizinho Roldão (PSB) divulgou vídeo nas redes sociais em que classificou a ação de Paes como “vergonhosa” e “uma tentativa desastrada de se se autopromover e tentar manchar a imagem de um Colégio de tanta tradição como o Santa Sofia”, registrou Roldão.

 

 

“Houve ditadura, existe Fake News, casamento homoafetivo é garantido pela Lei, e o Presidente, que não é médico, apoiou o uso de medicamentos sem eficácia conta COVID-19. Criar polêmica para se promover só demonstra o vazio de ideias. Típico da velha política, atrasada, oportunista e populista”, registrou o vereador Matheus Martins (PSD) prestando solidariedade aos estudantes e professores do Colégio Santa Sofia, ao qual classificou como “referência em ensino educacional”.

 

 

A POSIÇÃO DO COLÉGIO – O Blog do Carlos Eugênio manteve contato telefônico com o Colégio Santa Sofia, mas até o momento a Empresa não se pronunciou sobre o assunto. Seguimos a disposição daquela Casa de Ensino através do e-mail: [email protected] e WhatsApp (87)  99802-3284. O Blog também está a disposição dos citados direta ou indiretamente nesta reportagem para publicar as suas versões sobre o assunto registrado.