Após as redes sociais do Facebook – WhatsApp, Instagram e Facebook – apresentarem instabilidade desde o início da tarde desta segunda-feira, dia 4, usuários de outras tantas plataformas relataram problemas. O site DownDetector, que avalia a estabilidade de plataformas digitais, apontou que ao menos outras quatro redes sociais — Telegram, Snapchat, TikTok e Twitter — apresentaram dificuldade de acesso aos serviços nesta segunda.
Com a queda do WhatsApp, muitos migraram para Telegram, que, possivelmente, devido ao pico de acessos, também apresentou instabilidade, conforme relatos de usuários. Ainda de acordo com o DownDetector, os usuários também enfrentam dificuldades para acessar serviços do Google, como o Gmail; Goole Drive e o YouTube. Além disso, o LinkedIn e a plataforma Microsoft Teams estão instáveis. Esta não é a primeira vez que as principais redes no mundo apresentam instabilidade. Em março deste ano, o Instagram e o WhatsApp ficaram fora do ar em várias partes do mundo por cerca de 40 minutos.
O QUE ESTÁ ACONTECENDO?
WHATSAPP – O WhatsApp admitiu o problema e pediu paciência ao usuário. “Estamos cientes de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento. Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível. Obrigado pela sua paciência!”, postou a empresa no Twitter.
FACEBOOK – Até o momento, o Facebook não deu justificativas para a queda. No Twitter, a empresa afirmou que está ciente de que “algumas pessoas estão tendo problemas para acessar o aplicativo do Facebook”, mas que estão trabalhando para voltar ao normal o mais rápido possível e “pedimos desculpas por qualquer inconveniente.”
INSTAGRAM – Também pelo Twitter, a equipe de relações públicas do Instagram comentou a instabilidade. “O Instagram e os amigos estão passando por um momento difícil e você pode estar tendo problemas para usá-los. Tenha paciência conosco, estamos nisso!”, escreveu o perfil @InstagramComms. (Com informações do JC Online. CONFIRA)